publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

A doença coronariana é reversível

A Cleveland Clinic, um dos mais respeitados centros de tratamento de doenças cardiovasculares do mundo, divulgou essa semana uma notícia muito animadora: a de que a doença arterial coronariana, o tipo mais comum de doença cardíaca, é reversível. Não apenas tratável, controlável, mas reversível. Isso mesmo!

A doença arterial coronariana (DAC), também conhecida como aterosclerose, é a obstrução das artérias por placas de gordura,
formadas por um determinado tipo de colesterol: o LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol “ruim”. Obstruídas e estreitas, as artérias perdem flexibilidade e endurecem, dificultando a passagem do sangue e o transporte de oxigénio para o coração e outros órgãos. Essa condição pode provocar dores no peito (angina), derrame, ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca. A maioria dos ataques cardíacos ocorre quando uma placa dessas se rompe e forma coágulos, interrompendo o fluxo sanguíneo.

Em um estudo pioneiro, Steven Nissen, chefe de medicina cardiovascular da Cleveland Clinic, mostrou que o acúmulo da placa pode ser revertido com a redução do LDL a um nível muito baixo. “Temos os melhores resultados quando combinamos o melhor estilo de vida com as melhores drogas”, diz ele, referindo-se às estatinas, drogas utilizadas no estudo para atingir as reduções necessárias.

Segundo Dr. Nissen, a alimentação saudável e exercícios físicos têm outros benefícios importantes para o coração. Podem ajudar a interromper o ciclo de formação da placa, reduzindo a inflamação. Aumentam, ainda, a sensibilidade à insulina, o que é muito positivo para evitar a própria doença arterial coronariana, já que a resistência à insulina (fator típico da diabetes)
tem sido associada à DAC. A mudança de hábitos também pode estabilizar a placa anterior e evitar o desenvolvimento de um problema cardíaco mais sério.

Como se não bastasse, uma dieta equilibrada e atividade física regular ajudam a perder peso e mantêm a pressão arterial em níveis normais, fatores que reduzem o risco de um ataque cardíaco. As mudanças para um estilo de vida mais saudável também fazem as pessoas se sentirem mais felizes. Sem dúvida, é o melhor negócio da sua vida!

Postado por flaviocure às 9:26

Compartilhe:

Nenhum comentário