publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

As diferentes causas das tonturas

Não é raro atender pacientes que chegam ao consultório e que relatam que o principal problema que sofrem são as tonturas. Em geral, não sabem precisar os motivos, mas relatam o incômodo e a insegurança que o problema gera. O medo de cair na rua, o risco de ferimentos e de “dar vexame”, como dizem.

Mas o que a maioria não tem noção é das causas. Mesmo doenças cardiovasculares, como as arritmias, a hipertensão e problemas com o fluxo sanguíneo direcionado aos ouvidos, como a aterosclerose, alteram o funcionamento do labirinto e causam a sensação de desequilíbrio e a impressão de que a cabeça gira.

As causas da chamada labirintite, em geral, devem-se a infecções, inflamações ou tumores. Geralmente um médico otorrinolaringologista consegue identificar a origem e os tratamentos têm taxas de sucesso acima dos 90%.

Alguns problemas que podem levar à tontura são as pancadas na cabeça, que exigem exames neurológicos imediatos; gripes, que congestionam o nariz e afetam diferentes áreas, podendo chegar à tontura. A anemia, pois caem os índices de ferro necessários à produção de hemoglobina, com isso há redução de fluxo de oxigênio no sangue.

O descontrole do diabetes e também o colesterol alto são outros fatores capazes de levar à tontura. Assim com a enxaqueca, distúrbios hormonais, como na menopausa e neurológicos e até problemas de visão. Nesses casos, muitas vezes, há fatores como a alteração da pressão intraocular que dão uma falsa sensação de movimento, que leva a pessoa a ter tontura.

Outro fator importante a ser investigado é a ingestão de medicamentos, pois alguns contém substâncias que provocam efeitos colaterais. É fundamental o monitoramento do profissional de saúde.

Portanto, como vemos, a tontura pode se manifestar por diferentes motivos. O importante é não minimizar o problema caso ele ocorra.  Procure um médico, relate e siga as orientações.  Como disse no início, o tratamento é extremamente eficaz.

Aproveite o fim de semana.

 

 

Postado por flaviocure às 18:59

Compartilhe:

Nenhum comentário