publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Porque devemos consumir mais carotenoides ?

Da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, vem uma pesquisa interessante sobre os hábitos alimentares dos brasileiros e sobre como eles refletem diretamente em nossa saúde. O trabalho aponta que ao mesmo tempo em que a população consome quantidades de vitaminas abaixo do recomendável, está crescentemente com sobrepeso. Ou seja, a pior combinação possível.

O estudo aponta que o consumo de carotenoides, em média, é muito abaixo do recomendável. São apenas cerca de 4.117 miligramas diários, em vez de quantidades entre 9 e 18mil indicadas. A presença de alimentos com esta substância revela o quanto é saudável a alimentação de cada pessoa, pois ela está presente em frutas, legumes e verduras, com grande quantidade de fibras e nutrientes.

Podemos concluir que a ingestão de alimentos por grande parte da população está concentrada em produtos de baixa qualidade nutricional. Como já falei em outros artigos, excesso de produtos industrializados, açúcares, gorduras formam esse cardápio preferencial, que tem tido a preferência nacional.

Segundo alerta o estudo, os carotenoides atuam como antioxidantes e são essenciais na prevenção de diferentes tipos de doenças. Não é difícil alcançar a média diária, mas é preciso adotar hábitos alimentares como o de comer produtos como brócolis, agrião, cenoura, manga, pêssego, tomate, acerola, cajá, goiaba, mamão, abóbora, alface, couve e milho.

A pesquisa analisou 34 mil pessoas com idade superior a dez anos de idade em todo o Brasil com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde reunidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares do período 2008/2009.

Um dado revelador sobre como se dá a alimentação do brasileiro é o que revela que a alimentação mais balanceada está concentrada nas melhores faixas de renda. Já os mais pobres têm consumido produtos mais baratos como doces, refrigerantes e frituras.

Vamos aproveitar o fim de semana, passar num hortifrúti e começar já uma alimentação mais sadia. Nossa saúde merece.

 

Postado por flaviocure às 17:39

Compartilhe:

Nenhum comentário