publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Cuidados com medicamentos contra osteoporose

Um novo alerta, desta vez feito pela Anvisa, e publicado esta semana no seu Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologia em Saúde, deixa em alerta médicos e pacientes. Desta vez foi constatado o risco da ingestão dos bisfosfonatos, que são conhecidos como alendronato, ibandronato, risedronato, pamidronato, clodorato e ácido zoledrônicos.  Eles geralmente são indicados no tratamento da osteoporose. Os problemas apontados são a possibilidade de aumentar a quantidade de fraturas dos ossos e de maiores chances de incidência de AVC (acidente vascular cerebral) e câncer de esôfago.

Diante deste alerta, creio que aqueles que se submetem a tratamentos com essas substâncias devem procurar de imediato seus médicos, para uma avaliação de seus casos. Segundo as informações, 1% das pessoas que consomem os medicamentos com bisfosfonatos sofrem fraturas ou os outros problemas.

A estimativa é de que dez milhões de brasileiros sofram de osteoporose. Este é o contingente populacional potencialmente atingido. A proporção de mulheres é maior, uma em cada três com idades superiores aos 50 anos. Mas os homens também são afetados, em um para cada cinco. Em geral o fêmur, a coluna vertebral, os punhos e a lombar são as regiões onde ocorrem a doença.

Os dados indicam ainda que ocorrem 2,4 milhões de fraturas/ano em função da osteoporose, que resultam em 200 mil mortos no período.

Como em quase todas as doenças alguns fatores aumentam a probabilidade dela se manifestar. Entre eles estão o diabetes, o consumo excessivo de café ou álcool, o fumo e atividades físicas inadequadas (excesso ou falta).  Portanto melhores hábitos ajudam na prevenção. Fique alerta.

 

Postado por flaviocure às 17:24

Compartilhe:

Nenhum comentário