publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Prevenção e solidariedade contra câncer de mama

No próximo fim de semana, no domingo, dia 5, uma corrida, a partir das 8h15min, e uma caminhada, a partir das 8h40min, ambas no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, são bons momentos para manifestar solidariedade e em apoio às mulheres vítimas de câncer de mama, cujos números de casos tem sido crescente.

Segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2008, foram 466 mil novos casos; em 2010, 489 mil e, em 2012, 519 mil novos registros. Ou seja, atividades como estas esportivas têm a função de ajudar na divulgação da doença e colaborar com a prevenção, que pode salvar vidas.

Além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis, é preciso tornar os exames uma rotina. Afinal, a probabilidade de ter a doença é alta. Uma em cada oito mulheres devem ter câncer de mama. Fatores como o início da menstruação antes dos 12 anos ou chegada à menopausa após os 55, elevam as chances. Mais recentemente há estudos que incluem entre os fatores de risco mulheres que não tiveram filhos, as que engravidaram pela primeira vez após os 30 anos e as obesas.

A prevenção com consulta regular ao médico é fundamental. O exame anual de apalpamento das mamas é uma forma importante e necessária para a prevenção. Vale lembrar que, se identificado logo no início, a chance de cura chega a 95% dos casos. A mamografia é o exame indicado para localizar os tumores ainda em seu início.

Para as mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama surgiu uma boa notícia esta semana. No último dia 25 foi sancionada uma lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer plásticas reparadoras no mesmo dia em que forem submetidas à cirurgia para retirada da mama durante o tratamento contra a doença. É claro que esta possibilidade ficará condicionada à avaliação do médico quanto à condição de reconstrução imediata. Se não for possível fazer o chamado “dois procedimentos em um”, a cirurgia deverá ser feita logo que seja possível.

Então, mesmo quem não pretende correr ou caminhar os cinco quilômetros no domingo pode participar. Estar presente e ajudar na luta contra a doença.

Solidariedade e apoio à prevenção sempre são bem vindos.

Bom feriado de 10 de maio.

 

Postado por flaviocure às 19:24

Compartilhe:

Nenhum comentário