publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Pular café da manhã aumenta risco cardíaco

Homens que regularmente deixam de tomar o café da manhã têm 27% mais riscos de sofrerem um ataque cardíaco do que aqueles que comem a refeição, segundo estudo liderado por Leah Cahill, pesquisadora de pós-doutorado canadense em nutrição da Harvard School of Public Health, de Boston. O trabalho foi publicado na edição desta segunda-feira da revista Circulation.

A equipe de Cahill analisou dados de questionários alimentares de 1992 e acompanhou por 16 anos 26.902 pessoas do sexo masculino com idades entre 45 a 82 anos. Um total de 13% disseram que pularam regularmente o café da manhã. Durante o estudo, 1.572 dos homens teve um primeiro evento cardíaco, como um ataque cardíaco.

Os pesquisadores identificaram um conjunto de fatores segundo o qual aqueles que saltam o café da manhã também têm hábitos como fumar, beber e serem menos ativos fisicamente. O sono, lembra Cahill, ativa uma espécie de “modo de proteção” do organismo, com liberação de insulina e colesterol, além de aumento da pressão sanguínea. A quebra do jejum pela manhã serviria para restabelecer o metabolismo e evitar uma pressão extra sobre o organismo, que repetida, levaria às doenças cardíacas.

Há muito é repetido que o desjejum proporcionado pelo café da manhã é a mais importante refeição do dia, vale, portanto, seguir a sabedoria popular e não negligenciá-lo.  A orientação serve principalmente para o principal grupo que pula o desjejum, que normalmente são os mais jovens, solteiros e que trabalham em tempo integral. Em geral os que pulam o café acreditam que compensam depois comendo maiores quantidades. Na realidade um erro para cobrir outro.

Além de fazer o desjejum vale ter atenção ao que se come nesta refeição. Valem os mesmos conselhos que damos para as demais. Privilegiar as frutas, os cereais, leite e iogurte é uma boa opção. Nada de começar o dia já apelando para alimentos gordurosos, industrializados e com excesso de sódio.

Por isso, previna-se. Não pule refeições, coma com regularidade e escolha alimentos saudáveis. Faça a sua parte.

 

Postado por flaviocure às 19:19

Compartilhe:

Nenhum comentário