publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

É hora de doar sangue

Na próxima segunda-feira, dia 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e uma pergunta fica no ar: você já doou sangue alguma vez? Muito provavelmente já pensou muito na ideia, chegou a ficar impactado pelo pedido de doação feito pelo parente de algum amigo próximo ou, até mesmo, um parente seu, mas a oportunidade passou e o tema caiu no esquecimento.

Não fique deprimido. Como você estão outros 98,2% da população brasileira. Apenas 1,8% doam e o Ministério da Saúde objetiva chegar a 3%, ainda abaixo dos 5% recomendados pela Organização Mundial de Saúde.  Há duas semanas, com a intenção de ampliar a base de doadores, ampliou a faixa etária daqueles que podem doar sangue. Subiu de 67 para 69 anos, mesmo limite de países como França, Espanha e EUA. No entanto, a idade limite para a primeira doação é 60 anos, 11 meses e 29  dias.

A próxima semana, portanto, é um excelente momento para entrar no grupo dos doadores regulares. Hemocentros de todo o país farão campanhas nas ruas para atrair voluntários. Aqui no Rio a ação será no Largo da Carioca nos dias 25 e 26, das 9 às 17 horas. A expectativa dos organizadores é alcançar mil candidatos. Para mobilizar as pessoas são prometidas atrações como o grupo Conexão do Bem, formado por atores e músicos.

Já na sede do Hemorio acontecem, até 30 de novembro, palestras e eventos, com a expectativa de reunir até duas mil pessoas.

Com certeza já deu para perceber a importância da doação de sangue, principalmente agora que se aproximam as festas de fim de ano e o verão. Até o carnaval, geralmente, é um momento crítico. Muita gente nas ruas, nas estradas, nas festas e o risco de acidentes elevado.

Então vão aqui algumas informações para te ajudar a aderir. Além da faixa etária (16 a 69 anos), é necessário pesar mais de 50kg, estar bem de saúde e apresentar um documento oficial com foto. É recomendado que se evite alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.

Quem não puder comparecer durante a campanha, pode procurar o Hemorio (na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio) qualquer outro dia, incluindo sábados, domingos e feirados. Sempre das 7 às 18 horas.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado.

Colaboremos. Qualquer um de nós pode precisar de sangue.

Bom fim de semana.

 

Postado por flaviocure às 15:21

Compartilhe:

Nenhum comentário