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À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Verão, réveillon e ano novo com saúde

E chegamos ao fim de 2013 e às festas em comemoração ao novo ano que se inicia. Aqui nesse espaço, duas vezes por semana ao longo do ano, conversamos sobre como cada um pode se prevenir contra diferentes doenças e manter uma vida saudável. Enfatizei a importância da alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos. Neste derradeiro artigo de 2013 sigo destacando a importância da conscientização com relação aos cuidados individuais e o apoio de profissionais habilitados como fundamentais na manutenção da boa saúde.

Para começar o ano bem vale destacar alguns cuidados que o verão exige. Para começar, moderação no réveillon. Dia 31 é o último do ano, mas no dia 10 a vida segue igual. Então, não vale se acabar junto com o ano. A consequência vem em seguida.

Depois lembro também que, embora seja a estação mais brasileira do ano, quando as pessoas teoricamente mais se divertem ao ar livre, frequentam as praias, participam do carnaval, enfim, saem de casa, comem mais nas ruas, o verão, que começou no último dia 21, exige atenção.

Os dias são mais quentes e o organismo exige, por exemplo, melhor hidratação, pois a perda de líquidos e minerais, em função da transpiração, é maior. Por isso, muita água, sucos, água de coco é recomendável.

Optar por uma alimentação mais leve e ter atenção para a conservação dos alimentos também são boas medidas. Mas cuidado com os gordurosos, com muitos molhos cremosos ou maionese, por exemplo. Fique de olho no preparo e formas de conservação. A falta de higiene e o calor são propícios à proliferação de fungos e bactérias que podem botar a saúde em risco, levando a intoxicações que capazes de acabarem com a festa.

Também atenção para as refeições pesadas. É comum, por mais incoerente que pareça, a sucessão de feijoadas e churrascos neste período, sempre acompanhadas de muito álcool, seja cerveja ou caipirinhas. Misturas explosivas que precisam ser moderadas.

Por outro lado, o calor pode ser também um inibidor de apetite. Nesse caso é necessário lembrar que o corpo precisa de “combustível”, enfrentar a preguiça e comer. E o melhor é investir em verduras, legumes, frutas e peixes, por exemplo.

Sem exageros que impeçam de aproveitar os momentos de lazer, vale algumas medidas preventivas, como olhar e manter alimentos tampados e guardados em ambientes refrigerados. Observar se o alimento que será consumido está com bom aspecto. Se o cheiro, consistência ou gosto estiver duvidoso, descarte. Se estiver na rua atenção para a higiene de quem serve. Verifique se quem manipula os alimentos usa luvas ou lava as mãos, além de não mexer com dinheiro. Também veja se os utensílios (garfos, copos, colheres, pratos etc) estão limpos ou, se for o caso, são descartáveis.

São formas simples de prevenção, que podem ser feitas sem dificuldades e capazes de evitar muitos transtornos.

Um pouco de cuidado faz bem e ajuda a aproveitar o melhor da festa.

Ótimo réveillon e feliz 2014!

 

Postado por flaviocure às 11:51

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Mais maçãs, menos colesterol

Em dezembro do ano passado escrevi aqui sobre a maçã como aliada das mulheres, com base num estudo que apresentava os benefícios da fruta para os corações femininos. Hoje amplio o universo. Esta semana especialistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo no

Segundo afirmam, basta uma maçã por dia, especialmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, para – sem nenhum efeito colateral como os provocados pelos remédios – usufruir de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ou seja, a fruta considerada a mais antiga do mundo, pois cresce na terra há 80 milhões de anos, ainda tem muito a ajudar na sobrevivência da humanidade.

Uma maçã, em média, tem 36 calorias, 0,09 de gordura, 0,02 de gordura saturada, zero de colesterol e 1m39 mg de fibras. Dessa forma, alimenta sem engordar. É uma excelente opção para o meio da tarde, quando o almoço já foi digerido. Ou, ainda, à noite, antes de dormir. Especialistas afirmam que a substância pectina que contém seja responsável pela sensação de saciedade que oferece e consequente redução na demanda por outros alimentos. A fruta é rica ainda em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.

O estudo lembra o que chama de “sabedoria vitoriana”, quando há 150 anos foi cunhado o ditado “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Era uma mensagem de saúde pública do século XIX.

Como vemos a natureza oferece opções que permitem uma alimentação de muito melhor qualidade do que os industrializados que abarrotam as prateleiras dos mercados e as campanhas de comunicação. Que tal aproveitar o Natal e começar a praticar uma alimentação mais saudável?

As frutas estão aí. São de fácil acesso e saborosas. Vamos começar o novo ano com novos hábitos. Consuma mais alimentos naturais e economize em remédios. Mais exercícios, melhor alimentação, menos problemas de saúde.

Bom fim de semana e aproveite para comprar os produtos certos para sua ceia de Natal.

 

 

Postado por flaviocure às 11:35

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O melhor para festas do fim de ano

Nesta semana de preparativos para o Natal vou me arriscar a dar conselhos que beiram a gastronomia. Afinal, essa é uma das questões que os pacientes mais nos perguntam nos consultórios. Todos querem saber o que pode ou não ser comido ou bebido. Se é possível deixar de lado o regime e quais as consequências.

Pois bem, não há mistério. O organismo não distingue a data do calendário. Somos nós que decidimos aquilo que vamos comer ou beber, seja qual for a época do ano. Portanto, se exagerarmos, o corpo vai reclamar.

Aquela mesa farta, cheia de pernis, perus, rabanadas, vinhos, cervejas, espumantes etc é uma tentação e devemos saber lidar com ela ou, o melhor, evitar montá-las. Há opções como  vamos ver.

Atualmente é possível preparar uma ceia saudável e apetitosa com os produtos disponíveis nos mercados, feiras e hortifrútis. É grande a variedade de frutas, verduras e cereais que permitem uma bela mesa que conquista já pelo visual. Mas, calma, podemos botar carne também, claro. Minha sugestão é investir no peru, no tender ou no lombo de porco, por exemplo, em vez de apostar no pernil ou no presunto, mas, se esses forem inevitáveis, consuma em pequenas quantidades.  Há também a opção do bacalhau e de um bom peixe assado.

O acompanhamento para o prato principal pode incluir uma farofa, com opções saudáveis no preparo, como cenoura ralada, uva passa, ameixa, damasco, castanhas ou couve. Dessa forma é possível deixa-la saborosa sem a utilização de bacon, linguiça ou presunto, por exemplo. Vale conferir.

As tradicionais castanhas, nozes e amêndoas, que já elogiei por aqui em função dos benefícios que fazem ao coração, têm seus pontos negativos no fato de serem muito calóricas. Ou seja, para manter a forma é melhor consumi-las em pequenas quantidades, o que fica difícil se são oferecidas como aperitivos. Uma saída é misturá-las no arroz ou na salada.

Essas podem dar um colorido à mesa e ajudar a abrir os apetites. Muitas folhas verdes em diferentes tons, cenoura, tomate, palmito, pimentão, cebola, pepino, rúcula, aipo, cheiro verde, vagem etc. São muitas as opções com rica mistura de fibras, vitaminas e minerais. E, importante, sem necessidade de molhos pesados. Dá para fazer molhos com iogurte e até maionese light.

A sobremesa também pode seguir a linha saúde. Muitas frutas frescas à mesa. Abacaxi, uvas, melancia, pêssego, melão etc. Também é possível em pensar em sorvetes de baixa caloria e nos doces, claro. Mas o melhor é ter poucas opções, pois à tentação é difícil resistir.

Sobre as bebidas, ofereça sucos e água de coco no lugar de refrigerantes. As nossas frutas permitem uma variedade de sabores puros ou misturados. Todos refrescantes e saudáveis. Para as bebidas alcóolicas, seja moderado.

Bom, são orientações gerais para quem pretende aproveitar o Natal e Reveillon da melhor forma e de olho na manutenção da saúde.

Montar uma ceia de primeira e saudável depende de você.

 

Postado por flaviocure às 18:33

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