publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Mais maçãs, menos colesterol

Em dezembro do ano passado escrevi aqui sobre a maçã como aliada das mulheres, com base num estudo que apresentava os benefícios da fruta para os corações femininos. Hoje amplio o universo. Esta semana especialistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo no

Segundo afirmam, basta uma maçã por dia, especialmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, para – sem nenhum efeito colateral como os provocados pelos remédios – usufruir de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ou seja, a fruta considerada a mais antiga do mundo, pois cresce na terra há 80 milhões de anos, ainda tem muito a ajudar na sobrevivência da humanidade.

Uma maçã, em média, tem 36 calorias, 0,09 de gordura, 0,02 de gordura saturada, zero de colesterol e 1m39 mg de fibras. Dessa forma, alimenta sem engordar. É uma excelente opção para o meio da tarde, quando o almoço já foi digerido. Ou, ainda, à noite, antes de dormir. Especialistas afirmam que a substância pectina que contém seja responsável pela sensação de saciedade que oferece e consequente redução na demanda por outros alimentos. A fruta é rica ainda em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.

O estudo lembra o que chama de “sabedoria vitoriana”, quando há 150 anos foi cunhado o ditado “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Era uma mensagem de saúde pública do século XIX.

Como vemos a natureza oferece opções que permitem uma alimentação de muito melhor qualidade do que os industrializados que abarrotam as prateleiras dos mercados e as campanhas de comunicação. Que tal aproveitar o Natal e começar a praticar uma alimentação mais saudável?

As frutas estão aí. São de fácil acesso e saborosas. Vamos começar o novo ano com novos hábitos. Consuma mais alimentos naturais e economize em remédios. Mais exercícios, melhor alimentação, menos problemas de saúde.

Bom fim de semana e aproveite para comprar os produtos certos para sua ceia de Natal.

 

 

Postado por flaviocure às 11:35

Compartilhe:

Nenhum comentário