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Verão, réveillon e ano novo com saúde

E chegamos ao fim de 2013 e às festas em comemoração ao novo ano que se inicia. Aqui nesse espaço, duas vezes por semana ao longo do ano, conversamos sobre como cada um pode se prevenir contra diferentes doenças e manter uma vida saudável. Enfatizei a importância da alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos. Neste derradeiro artigo de 2013 sigo destacando a importância da conscientização com relação aos cuidados individuais e o apoio de profissionais habilitados como fundamentais na manutenção da boa saúde.

Para começar o ano bem vale destacar alguns cuidados que o verão exige. Para começar, moderação no réveillon. Dia 31 é o último do ano, mas no dia 10 a vida segue igual. Então, não vale se acabar junto com o ano. A consequência vem em seguida.

Depois lembro também que, embora seja a estação mais brasileira do ano, quando as pessoas teoricamente mais se divertem ao ar livre, frequentam as praias, participam do carnaval, enfim, saem de casa, comem mais nas ruas, o verão, que começou no último dia 21, exige atenção.

Os dias são mais quentes e o organismo exige, por exemplo, melhor hidratação, pois a perda de líquidos e minerais, em função da transpiração, é maior. Por isso, muita água, sucos, água de coco é recomendável.

Optar por uma alimentação mais leve e ter atenção para a conservação dos alimentos também são boas medidas. Mas cuidado com os gordurosos, com muitos molhos cremosos ou maionese, por exemplo. Fique de olho no preparo e formas de conservação. A falta de higiene e o calor são propícios à proliferação de fungos e bactérias que podem botar a saúde em risco, levando a intoxicações que capazes de acabarem com a festa.

Também atenção para as refeições pesadas. É comum, por mais incoerente que pareça, a sucessão de feijoadas e churrascos neste período, sempre acompanhadas de muito álcool, seja cerveja ou caipirinhas. Misturas explosivas que precisam ser moderadas.

Por outro lado, o calor pode ser também um inibidor de apetite. Nesse caso é necessário lembrar que o corpo precisa de “combustível”, enfrentar a preguiça e comer. E o melhor é investir em verduras, legumes, frutas e peixes, por exemplo.

Sem exageros que impeçam de aproveitar os momentos de lazer, vale algumas medidas preventivas, como olhar e manter alimentos tampados e guardados em ambientes refrigerados. Observar se o alimento que será consumido está com bom aspecto. Se o cheiro, consistência ou gosto estiver duvidoso, descarte. Se estiver na rua atenção para a higiene de quem serve. Verifique se quem manipula os alimentos usa luvas ou lava as mãos, além de não mexer com dinheiro. Também veja se os utensílios (garfos, copos, colheres, pratos etc) estão limpos ou, se for o caso, são descartáveis.

São formas simples de prevenção, que podem ser feitas sem dificuldades e capazes de evitar muitos transtornos.

Um pouco de cuidado faz bem e ajuda a aproveitar o melhor da festa.

Ótimo réveillon e feliz 2014!

 

Postado por flaviocure às 11:51

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