publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Campanha incentiva doação de leite materno

Uma campanha nacional de grande importância está em andamento, organizada pelo Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, pela doação de leite humano. O início, no dia 19 passado, coincidiu com a comemoração do Dia Mundial de Doação do Leite Humano nos países da América Latina, do Caribe Hispânico, África de língua portuguesa e Península Ibérica.

Segundo dados do Ministério, a captação de leite humano por meio da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano atende a 60% dos recém nascidos prematuros e abaixo do peso internados em UTIs neonatais do país. A meta é sensibilizar mulheres que amamentam a doarem e conseguir beneficiar esse outros 40% não atendidos.   Atualmente a doação de leite alcança 179 mil recém-nascidos, com leite de 165 mil doadoras. O objetivo, que torcemos para ser alcançado, é aumentar em 15% as doações.

Vale lembrar que uma alimentação deficiente nesta etapa da vida pode gerar reflexos futuros em adultos que terão maiores riscos de sofrerem de problemas como hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. São considerados abaixo do peso os bebês com menos de 2,5kg e só recebem o leite doado quando estão impedidos de serem alimentados por suas próprias mães.

Se você está amamentando pense com carinho na possibilidade de ser doadora. Se você conhece alguém que esteja amamentando informe-a sobre a campanha e sua importância. Para conhecer mais detalhes entre no site do Ministério da Saúde. Para saber onde doar em qualquer parte do país, pode ver aqui a relação dos 215 Bancos de Leite Humano e 147 Postos de Coleta.

 

Postado por flaviocure às 18:44

Compartilhe:

Nenhum comentário