publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Inflamações crônicas podem resultar em câncer

Repito sempre que prevenção é a palavra chave em saúde. Um

Os pesquisadores concluíram que uma em cada cinco ocorrência de câncer podem ser causadas ou decorrentes de inflamações. Citam, por exemplo, o mesotelioma, um tipo de câncer de pulmão causado por inflamação após exposição crônica ao amianto e o câncer de cólon em pessoas com história de doença inflamatória do intestino. O processo seria semelhante ao da proliferação das células cancerígenas já conhecido.

As inflamações são parte da resposta que o corpo dá a agentes invasores do organismo e que são identificados como prejudiciais. O sistema imunológico ataca o invasor com um conjunto de moléculas que são responsáveis por sua proteção. No entanto, algumas vezes este exército sai de controle e podem causar danos colaterais ao tecido saudável em redor do local de infecção.

No caso, além de destruir o invasor também danifica uma das bases da estrutura do DNA, a citosina, presente no tecido saudável e gera uma variação chamada de 5-clorocitosina (5ClC), que segue  fazendo parte do tecido e se dissemina. A infecção é, então, transmitida a novas células no processo de replicação celular.

Segundo os pesquisadores, a lesão 5ClC, estava presente em níveis extraordinariamente altos dentro dos  tecidos investigados. Eles fizeram testes para confirmar a capacidade da 5ClC, de provocar mutaçãoes no DNA humano e concluíram que, em todos os casos, a 5ClC é mutagênica, e causa o mesmo tipo de mutação vista dentro das células.

Sei que essa questão pode parecer um pouco árida, técnico-científica demais.  Mas o importante é que a pesquisa indica a necessidade de prevenção às causas das inflamações, que, como disse, é uma reação do organismo às invasões que sofre.  Portanto, vamos prestar atenção aos sinais que o corpo oferece e evitar que elas cheguem a ocorrer.

 

Postado por flaviocure às 21:51

Compartilhe:

Nenhum comentário