publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Alimentos e exercícios contra a má circulação sanguínea

Pés e pernas inchados, pele seca e escamosa, pés e mãos frias, varizes, sensação de formigamento nas pernas, dores e cansaço nestes membros, são sintomas da má circulação sanguínea. É um problema com sérias consequências para a saúde, que ocorre quando o sangue tem dificuldades para passar por veias ou artérias em função do acúmulo de gordura em suas paredes. Mas o que fazer?

A primeira medida é buscar o auxílio de um médico, que analisará o caso. Muitas vezes o problema decorre da pressão arterial elevada ou de insuficiência renal. Algumas medidas emergenciais são recomendadas, como alterações de hábitos alimentares e físicos. Tais como iniciar a prática de exercícios físicos, a ingestão de líquidos, particularmente dois litros de água por dia, e de alimentos que estimulem a circulação.

É importante não menosprezar os sintomas, pois a má circulação pode resultar em problemas ainda mais sérios, como as tromboses.

Entre os alimentos para quem deseja se prevenir, contamos com alguns para consumo diário que ajudam a manter a boa circulação. Além da água, são aqueles ricos em vitamina C e antioxidadantes, como a laranja, limão, kiwi, o alho e a cebola; manga, castanha-do –pará, amêndoas, tomate; sardinha, atum, salmão, abacate, folhas de beterraba e iogurte, por exemplo.

Adicionalmente diminuir o sal nos alimentos e a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo, controlar o colesterol, são recomendações imediatas.

No caso de crises, uma ação emergencial pode ser manter as pernas mais elevadas do que o corpo na hora de dormir. E, na prevenção, lembrar sempre de não ficar imóvel na mesma posição. Sempre que possível se obrigar a cada duas horas a se levantar e caminhar, mesmo que seja em volta da mesa de trabalho.

Ao mesmo tempo, deve-se evitar ficar de pé durante muito tempo ou manter as pernas cruzadas ou ter excesso de peso. O problema pode ser causado também pelo uso de pílulas anticoncepcionais, pelo próprio envelhecimento do organismo e, mesmo a hereditariedade.

Ao sentir qualquer dos sintomas, procure o médico e previna-se.

 

Postado por flaviocure às 18:35

Compartilhe:

Nenhum comentário