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Exercícios na prevenção contra o câncer

Uma entrevista publicada pela BBC Brasil na semana passada vem ratificar o que dizemos há tempos de diferentes formas: exercícios físicos são fundamentais para prevenção da saúde humana.  Mais ainda: aponta a relação dos exercícios com a prevenção do câncer, particularmente os da pós-menopausa, o de cólon, o de endométrio (útero) e alguns tipos de câncer gastrointestinal superior.

A entrevista foi concedida pela médica Denny Levitt, do Hospital Universitário de Southampton, Inglaterra, especialista em medicina intensiva e perioperatória. Ela ressalta que ainda há pesquisas em andamento para apontar a relação entre os exercícios e a proteção à saúde, mas que já há ampla aceitação da correlação.

A entrevista cita estudos epidemiológicos que indicam que cerca de 10% dos casos de câncer de mama após a menopausa registrados na região da Ásia-Austrália podem ser atribuído diretamente à inatividade física.

Ela afirma ainda que pessoas em melhor condição física ampliam o tempo de em cinco ou dez anos, mesmo quando considerados fatores de risco como obesidade ou tabagismo.

Entre as  motivações desta melhor resistência, a médica aponta a melhor capacidade de suportar o agressivo tratamento que o organismo sofre no combate ao câncer. Seja com as intervenções cirúrgicas ou as radioterapias, quimioterapias e a toxidade dos medicamentos. Embora ressalte que está em fase inicial de pesquisa, ela lembra que o exercício é “anti-inflamatório” e levanta a possibilidade de alguma relação entre os dois fatores

Para completar e subvertendo toda as indicações tradicionalmente indicadas, ela discorda das recomendações para repouso dos pacientes quando adoecem. Afirma: ainda que tenham sido diagnosticados com câncer, o descanso não é a solução. É preciso manter-se ativo….É como dizer que, se você se sente mal, deve se deitar e isso ajudará você a se recuperar. Mas, de fato, parece ser ao contrário. O movimento, o exercício e a atividade física depois de uma cirurgia de câncer ou durante o tratamento podem melhorar o prognóstico em longo prazo.”

É uma teoria interessante, especialmente no que diz respeito à prevenção. Afinal, uma vez doente, não é fácil encontrar disposição para despender energia. Mas devemos, com certeza, fazer o máximo que podemos para melhorar nossos condicionamentos físicos. Lembre-se do que sempre digo aqui: 30 minutos de exercício moderado por dia já são de grande valia para a sua saúde.

Mexa-se!

 

Postado por flaviocure às 18:22

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