publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Novo teste de sangue identifica doença cardíaca hereditária

Uma nova forma de prevenção à morte súbita em função de problemas cardíacos foi anunciada nesta semana. Os pesquisadores do Imperial College London e MRC Clinical Sciences Centre apresentaram um exame de sangue que promete ser de grande utilidade para a prevenção de problemas cardíacos hereditários.  Segundo publicaram no

O teste analisa 174 genes e permite que seja identificado qual deles tem potencial de provocar as doenças. Uma vantagem seria a de que, ao contrário do que ocorre atualmente, a família não precisar toda ficar em suspeição e alerta, às vezes, ao longo de vários anos, sem saber qual de seus membros pode vir a ser vitimado pela doença. O novo teste, ao indicar o gene potencialmente causador das doenças, permite a identificação – se houver – do membro da família que está sob risco e que deve adotar medidas preventivas.

A diferença está na quantidade de genes incluídos na investigação. O novo teste está disponível para laboratórios de todo o mundo e foi resultado de uma colaboração internacional entre pesquisadores em Singapura, Imperial College London e do Centro de Ciências Clínicas MRC, com financiamento da Fundação Britânica do Coração. O teste foi lançado no Royal Brompton & Harefield NHS Foundation Trust atendimento a 40 pessoas mensalmente.

No Reino Unido, onde a pesquisa se desenvolve, estima-se que 500mil pessoas sofram com problemas cardíacos hereditários. Esse grupo inclui pessoas de todas as idades e sexos.

Um dos desenvolvedores do novo teste, Dr James Ware, do Clinical Sciences Centre MRC do Imperial College London e consultor cardiologista no Royal Brompton Hospita ressalta o papel do teste no diagnóstico inicial e seu impacto positivo para as famílias.

 

Postado por flaviocure às 8:35

Compartilhe:

Nenhum comentário