publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Estudo diz que é melhor ser sedentário do que obeso

Exercícios são benéficos sempre, mas para a saúde é melhor perder peso do que malhar. Essa é a conclusão de uma pesquisa de cientistas suecos da Universidade de Umeå, que acompanharam 1,3 milhão de homens jovens (em média 29 anos de idade) no país. Na análise dos dados constataram que os magros – mesmo sedentários – tinham risco de morrer (por qualquer causa) 30% menor do que os obesos. Mesmo quando estes praticavam exercícios.

O trabalho foi divulgado no “International Journal of Epidemiology” ratifica as dúvidas sobre o papel que têm os exercícios quando comparados com a obesidade.  Sabemos de muitas pessoas que são obesas, mas que mantêm uma rotina regular de exercícios. Formam uma categoria que muitos chamam dos “gordinhos em forma”. Mas o que seria melhor para eles, frente a esta pesquisa que parece indicar que os efeitos positivos dos exercícios são anulados pela obesidade?
De acordo com a pesquisa, homens com peso normal, independentemente do seu nível de condicionamento físico, apresentaram menor risco de morte em comparação com indivíduos obesos, mesmo quando estes estavam no mais alto trimestre de condicionamento aeróbico.

Portanto, previna-se. O melhor a fazer é perder peso. Não sendo possível, ainda assim, não desanime e se exercite. Afinal, se não chega a ser um passaporte para a imunidade, o exercício melhora as condições gerais do organismo, tais como a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular ou a flexibilidade, o que é benéfico seja para o gordo ou para o magro.

Bom fim de semana.

 

Postado por flaviocure às 20:28

Compartilhe:

Nenhum comentário