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Entenda como a vitamina B12 é importante para seu organismo

A vitamina B12 (também conhecida como cobalamina) é necessária para um bom funcionamento do sistema nervoso, bem como é importante na produção do sangue, na produção do sêmen e previne complicações cardiovasculares.

Algumas das principais fontes de vitamina B12 são:

 

– Fígado.

– Ostras.

– Carne.

– Ovos e derivados.

– Leite e derivados.

– Peixes.

– Manteiga.

– Nori.

A deficiência da vitamina B12 pode provocar anemia perniciosa, pois essa substancia é necessária para formação de células vermelhas do sangue, atividade  neurológica e síntese de DNA.

Os sintomas de deficiência são:

 

– Alterações neurológicas (progressivas e mortais se não houver tratamento).

– Fraqueza.

– Convulsões.

– Afta na boca.

– Anemia megaloblástica.

– Fadiga.

– Constipação.

– Perda de peso.

Inicialmente a deficiência traz prejuízos à cognição, levando a dificuldade de concentração, memória e atenção. Em casos mais avançados, pode chegar a confusão mental, torpor e até coma.

O consumo de álcool e tabaco provocam  má absorção da vitamina. Além disso, a absorção piora naturalmente com a idade. É recomendável o uso de suplementos prescritos por um médico em caso de anemia.

É aconselhável o consumo de alimentos fortificados com a vitamina B12 ou de suplementos vitamínicos contendo a mesma para maiores de 50 anos.

Pergunte ao seu médico sobre a vitamina B12 e se previna!

Postado por flaviocure às 15:04

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