publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Saiba como detectar essa poderosa bactéria!

Definição:

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, geralmente referido pelas siglas SARM ou MRSA (do inglês Methicillin-resistant Staphylococcus aureus) ou ORSA (do inglês Oxacillin-resistant Staphylococcus aureus),  é uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos.

A maior parte das infecções causadas por MRSA ocorre em indivíduos que se encontram hospitalizados  e em outros centros de saúde como asilos e centros de dialise.
Outra forma de contaminação pelo MRSA ocorre na comunidade em geral entre pessoas saudáveis. É propagada por contato da pele e em geral ocorre em locais com grande número de pessoas.

sintomas:

Inchaços vermelhos doloridos que parecem com espinhas ou picadas de aranha. A área afetada pode estar quente ao toque, com secreção purulenta e acompanhada de febre.Essas feridas podem rapidamente se transformar em abscessos, os quais, precisarão de drenagem cirúrgica.

Em casos mais raros a bactéria pode penetrar camadas mais profundas na pele e na musculatura, provocando risco de morte, devido a infecções nos ossos, articulações, circulação sanguínea, válvulas cardíacas e pulmão.

Quando procurar o médico?

Preste atenção em problemas pequenos na pele como espinhas, picadas de insetos e cortes (especialmente em crianças). Se as feridas estiverem acompanhadas de febre, consulte um médico rapidamente.

Resistência ao antibiótico:

O MRSA é o resultado de décadas de uso desnecessário de antibióticos. Por muito tempo os antibióticos são prescritos para tratamento de gripes e outras infecções virais, as quais, não respondem a essas drogas.Essa terapêutica errada faz com que a bactéria se torne imune aos antibióticos.

Consulte seu médico se algum dos sintomas acima for detectado.

Não use medicamentos sem  consultá-lo.

Postado por flaviocure às 15:30

Compartilhe:

Nenhum comentário