publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Você tem mau hálito?

O mau hálito, também chamado de halitose, pode ser embaraçoso e em alguns casos até causar ansiedade.

Chicletes e balas podem melhorar a halitose de forma temporária, porém não tratam a origem do problema.

Certas comidas, condições de saúde e certos hábitos estão entre as maiores causas de mau hálito.

Na maior parte das vezes o mau hálito pode ser curado com uma higiene bucal apropriada. Se a higiene não resolver, é indicado a consulta médica ou odontológica.

Os odores da halitose variam, bem também como sua intensidade. Algumas pessoas se preocupam mesmo não possuindo halitose e outras não percebem que o tem. Perguntar para um amigo próximo pode tirar sua dúvida.

Se você possui um boa saúde bucal, escova os dentes após as refeições e passa fio dental, porém ainda possui mau hálito, é recomendado que se vá a um dentista para diagnosticar origem do problema.

Causas:

 

– Alimentos. Partículas de comida nos dentes podem causar bactéria e cheiro desagradável. Certos alimentos, como cebolas e alho, também podem causar mau hálito ( após a digestão, esses alimentos entram na corrente sanguínea e são levados para o pulmão, afetando o hálito).

– Tabaco.

– Má higiene bucal. É recomendado a escovação após cada refeição e passar fio dental pelo menos uma vez ao dia.

– Boca seca. A saliva ajuda na limpeza da boca, removendo partículas que causam o mau odor. Uma condição conhecida como xerostomia pode contribuir com a halitose devido a baixa produção de saliva.

– Remédios. Alguns medicamentos podem deixar a boca seca ou liberar substâncias químicas que influenciam o hálito.

– Infecções na boca. Traumas e machucados originados de cirurgias podem causar mau hálito.

– Outras condições na boca, nariz e garganta. Infecções ou inflamações crônicas podem afetar o hálito.

– Outras causas. Doenças como o câncer e desordens metabólicas podem causar um odor químico específico no hálito. Em crianças é comum que a causa da halitose seja um corpo estranho, como um pedaço de comida alojado na narina.

Para diagnosticar o problema, o dentista irá sentir o odor da boca e nariz e avaliar a intensidade. A fonte mais comum de mau hálito é a parte de trás da língua, o dentista irá raspar essas região para também avaliar o odor.

– Enxaguantes bucais e pastas de dente:

 

Se o mau hálito é devido a uma bactéria no dente, o dentista pode sugerir um enxaguante bucal que mate as bactérias causadoras dos maus odores. Uma pasta de dente antibacteriana também pode ser indicada.

– Tratamento para doença bucal:

 

A limpeza profissional bucal pode ser a única solução para doenças nas gengivas. O dentista também pode recomendar a substituição de restaurações de dentes defeituosos.

A limpeza bucal adequada é a melhor forma de prevenir a halitose.

 

Para mais informações procure o seu dentista.

 

Fonte:MAYOCLINIC.

Postado por joaoflavio às 14:22

Compartilhe:

Nenhum comentário

Nenhum comentário

Adicionar um comentário: