publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Você come para ter um Coração Saudável?

Siga as dicas e estratégias nutricionais abaixo para reduzir ou até eliminar fatores de risco como colesterol, pressão sanguínea, açúcar no sangue, triglicerídeos e peso.

Enquanto a maior parte das dietas fala no que não se pode comer, as dietas mais poderosas focam no que se pode e se deve comer. De fato, pesquisas vem mostrando que adicionar certas comidas no dia a dia é tão importante quanto cortar outras.

Diminuir gorduras saturadas e trans:

A gordura é um nutriente necessário para o funcionamento do corpo. Porém, muitas vezes é ingerida em excesso quando os alimentos são processados, congelados, fritos ou muito doces. A combinação de uma vida sedentária e uma ingestão de gordura exagerada pode trazer problemas para o coração, também como diabetes e obesidade.

A associação americana do coração e o colégio americano de cardiologia insistem veementemente que as gorduras saturadas e trans devem ser limitadas nas dietas.

Escolha gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas (de óleos de azeite e canola, nozes, sementes, abacate, azeitonas, linhaça, soja e peixe gordo).

Coma mais frutas e vegetais:

Adicionar ao dia a dia 7 porções de frutas e vegetais, fornece uma variedade de antioxidantes, vitamina B, fibras e prevenção de doenças.

Uma porção de fruta inclui: ½ banana, ½ toranja, 2 colheres de sopa de frutas secas, ½ copo de fruta enlatada, ½ à ¾ copo da maioria das frutas.

Uma porção de vegetal inclui: ½ copo de vegetais cozidos e 1 copo de vegetais crus.

Coma um arco-íris de cores:

Cenouras e laranjas, pimenta vermelha, tomates, framboesas, pêssegos, ameixas, aipo verde, alfaces, kiwis, pimentões e bananas. Escolher um arco-íris de cores para comer assegura a entrada de nutrientes diversos no organismo.

Coma mais fibras:

Comer fibras pode diminuir o colesterol. Inclui-las na dieta faz com que o organismo absorva e digira nutrientes com maior facilidade.

Além de diminuir o colesterol, comer fibras ajuda a controlar o açúcar no sangue, previne de doenças gastrointestinais e ajuda a controlar o peso.

É recomendada uma ingestão diária de pelo menos 25 gramas de fibras diariamente.

Substitua proteína animal por vegetal:

Comer carne de vaca, porco, galinha com pele, leite e queijos aumenta a quantidade de colesterol e gordura saturada no corpo. Isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e peso.

Substituir refeições gordas por pratos sem carne é bom para a saúde. A carne vermelha não deve ser consumida mais de uma vez por semana.

Coma grãos integrais:

Diminua a ingestão de carboidratos refinados. Os grãos integrais possuem mais vitaminas, antioxidantes e fibras do que carboidratos refinados.

Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura ou não gordurosos:

A associação americana do coração sugere a ingestão de 2 a 3 porções de lacticínios não gordurosos por dia. Leite desnatado, iogurte sem gordura, queijo cottage e queijos com baixo teor de gordura.

Maneire no álcool:

Beber com moderação é crucial para se ter uma boa saúde. Mulheres devem beber até 1 copo de bebida alcoólica por dia e homens 2.

Uma dieta saudável pode controlar muito mais que o peso.

Para mais informações converse com o seu médico.

 

FONTE:CLEVELANDCLINIC.

Postado por joaoflavio às 19:47

Compartilhe:

Nenhum comentário