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À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Os Benefícios da Vitamina D:

O nosso corpo produz vitamina D naturalmente quando está diretamente exposto à luz solar, além de absorve-la através de certos alimentos e suplementos.

A vitamina D tem várias funções importantes. Talvez as mais vitais sejam a regulação da absorção de cálcio e fósforo e a facilitação da função normal do sistema imunológico.

Obter uma quantidade suficiente de vitamina D é importante para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos e dentes, bem como para uma melhor resistência contra certas doenças.

Se seu corpo não ingerir vitamina D suficiente, você corre o risco de desenvolver anormalidades ósseas, como ossos moles (osteomalácia) ou ossos frágeis (osteoporose).

1. Luta contra doenças:

Além de reduzir os riscos de esclerose múltipla, a vitamina D também diminui as chances de se desenvolver doenças cardíacas e gripe.

2. Reduz a depressão:

Pesquisas concluíram que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na regulação do humor e afastar a depressão. Em um estudo, cientistas descobriram que pessoas com depressão que receberam suplementos da vitamina notaram uma melhora em seus sintomas.

Em outro estudo de pessoas com fibromialgia, os pesquisadores descobriram que a deficiência de vitamina D era mais comum naqueles que também vivenciavam ansiedade e depressão.

 3. Ajuda na perda de peso:

Considere adicionar suplementos de vitamina D à sua dieta se você estiver tentando perder peso ou prevenir doenças cardíacas.

Em um estudo, os pacientes que tomavam suplementos diários de cálcio e vitamina D foram capazes de perder mais peso do que os que receberam um suplemento placebo. Os cientistas concluíram que o cálcio extra e a vitamina D têm um efeito supressor do apetite.

Foi também descoberto que pessoas com excesso de peso que tomaram um suplemento diário de vitamina D diminuiram o risco de desenvolver doença cardíaca.

Deficiência de vitamina D:

Muitos fatores podem afetar sua capacidade de obter quantidades suficientes de vitamina D apenas através do sol. Eles incluem:

– Estar em lugares com altos índices de poluição.

– Usar protetor solar.

– Ficar muito tempo em lugares fechados.

– Possuir a pele escura (Quanto mais altos os níveis de melanina, menor é a quantidade de vitamina D que a pele consegue absorver).

Esses fatores contribuem para a deficiência de vitamina D em um número crescente de pessoas. Por isso é importante obter vitamina D de outras fontes além da luz solar.

Os sintomas de deficiência de vitamina D em adultos incluem:

– Cansaço, dores, e uma sensação geral de mal-estar.

– Dor óssea ou muscular severa (fraqueza que pode causar dificuldade para subir escadas, se levantar do chão ou de uma cadeira baixa.

– Fraturas por estresse, especialmente nas pernas, pelve e quadris.

Os médicos podem diagnosticar uma deficiência de vitamina D, realizando um simples exame de sangue.

Se a deficiência for comprovada, o seu médico pode solicitar radiografias para verificar a saúde de seus ossos, além de sugerir a ingestão de suplementos diários de vitamina D.

Comprimidos ou líquidos de alta dose de vitamina D também podem ser receitados em casos de deficiência grave.

Fontes de alimentos com vitamina D:

Poucos alimentos contêm vitamina D naturalmente, por essa razão, alguns são fortificados. Isso significa que a vitamina D foi adicionada.

Alimentos que contêm vitamina D incluem:

– Salmão.

– Sardinha.

– Gema de ovo.

– Camarão.

– Leite (fortificado).

– Cereal (fortificado).

– Iogurte (fortificado).

– Suco de laranja (fortificado).

Pode ser difícil obter vitamina D suficiente através da exposição ao sol e comida por si só, então tomar suplementos dessa vitamina pode ajudar.

Fique atento à qualquer sintoma de deficiência e se previna.

Para mais informações procure o seu médico.

 

FONTE:HEALTHLINE.

Postado por joaoflavio às 15:36

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