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À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Você Nunca é Jovem demais ou Velho demais para Cuidar do seu Coração:

Prevenir doenças cardíacas (e todas as doenças cardiovasculares) significa fazer escolhas inteligentes agora, as quais, compensarão para o resto da vida.

A falta de exercício, uma dieta  mal feita e outros hábitos não saudáveis ​​podem ter seu preço ao longo dos anos. A prevenção de doenças cardíacas pode ser feita a qualquer idade.

Aos 20 anos:

Entender sobre o seu coração é importante.. As coisas que você faz , ou não, são um sinal revelador de quanto tempo e quão bem você vai viver.

– Vá ao médico e faça exames regulares de saúde. Pessoas saudáveis ​​também precisam de médicos. Estabelecer um relacionamento com um médico significa que você pode iniciar exames de saúde cardíaca agora. Converse com o profissional de saúde sobre sua dieta, estilo de vida e verifique sua pressão arterial, colesterol, freqüência cardíaca, açúcar no sangue e índice de massa corporal. Saber onde seus números estão no início, torna mais fácil identificar uma possível mudança no futuro.

– Seja fisicamente ativo. É muito mais fácil ser ativo e permanecer ativo se você começar quando ainda é jovem.  Mantenha uma rotina de exercício prazerosa e dinâmica.

– Não fume e evite o fumo passivo. Se você começou a fumar quando adolescente, é hora de parar. Mesmo a exposição ao fumo passivo representa um sério risco à saúde. Os fumantes passivos são até 30% mais propensos a desenvolver doenças cardíacas ou câncer de pulmão.

Aos 30:

Preocupações com a família e a carreira deixa muitos adultos com pouco tempo para pensar em seus corações. Abaixo seguem algumas maneiras de se achar equilíbrio:

– Crie e mantenha hábitos saudáveis ​​para o coração dos seus filhos e você também colherá os benefícios. Passe menos tempo no sofá e mais tempo em movimento. Explore um parque nas proximidades a pé ou de bicicleta. Pratique um esporte ou passeie com o cachorro.

– Conheça o seu histórico familiar.  Ter um parente com doença cardíaca aumenta seu risco, e mais ainda se o parente for pai ou irmão.

Isso significa que você precisa se concentrar nos fatores de risco que você pode controlar, mantendo um peso saudável, fazendo exercícios regularmente, não fumando e comendo corretamente.

Além disso, mantenha seu médico informado sobre quaisquer problemas cardíacos que tenham acontecido em sua família.

– Controle o estresse. O estresse a longo prazo provoca um aumento na freqüência cardíaca e pressão arterial que pode danificar as paredes das artérias.

Aprender técnicas de gerenciamento de estresse não apenas beneficia seu corpo, mas também sua qualidade de vida. Experimente exercícios de respiração profunda e encontre tempo todos os dias para fazer algo que goste.

Retribuir através do trabalho voluntário também faz maravilhas para eliminar o estresse.

Aos 40:

Se a saúde do seu coração nunca foi uma prioridade, não se preocupe. As escolhas saudáveis ​​que você faz agora podem fortalecer seu coração a longo prazo. Entenda por que você precisa fazer uma mudança de estilo de vida e ter confiança para fazê-lo.

– Controle o seu peso. Você pode evitar o ganho de peso seguindo uma dieta saudável para o coração e praticando muito exercício. O truque é encontrar uma rotina de exercícios que você goste.

– Verifique o nível de açúcar no sangue. Além de exames de pressão arterial e outras triagens de saúde do coração, você deve fazer um teste de glicemia em jejum quando tiver 45 anos.

Este primeiro teste serve como uma linha de base para testes futuros, que você deve fazer a cada três anos. O teste pode ser feito mais cedo ou de forma mais frequentemente se você estiver com sobrepeso, diabético ou em risco de se tornar diabético.

– Não ignore o ronco. Ouça as queixas do seu parceiro sobre o seu ronco.

Um em cada cinco adultos possui apneia do sono leve, uma condição que causa pausas na respiração durante o sono. Se não tratada adequadamente, a apneia do sono pode contribuir para a pressão alta, doenças cardíacas e derrame.

Aos 50:

Ao contrário do surgimento de rugas e cabelos grisalhos, não podemos ver como envelhece o coração. Então, começando aos 50 anos de idade, cuidados extras com a saúde serão necessários.

– Tenha uma dieta saudável. Refresque seus hábitos alimentares comendo muitas frutas e vegetais, grãos integrais ricos em fibras, peixes (de preferência peixes oleosos, pelo menos duas vezes por semana), nozes, legumes e sementes. Tente também evitar a proteína animal em algumas refeições.

– Aprenda os sinais de alerta de um ataque cardíaco e derrame. Agora é a hora de entender os sintomas.

Nem todo mundo experimenta dormência súbita com um derrame ou dor no peito grave com um ataque cardíaco. E os sintomas de ataque cardíaco nas mulheres podem ser diferentes dos homens.

– Siga o seu plano de tratamento. Diminua o risco  de doenças cardíacas seguindo o plano de tratamento prescrito, incluindo medicamentos, mudanças no estilo de vida e na dieta.

Aos 60:

Com a idade, surge um risco aumentado de doença cardíaca. Sua pressão arterial, colesterol e outros números relacionados ao coração tendem a aumentar. Observe atentamente os números e tente administrar os problemas de saúde que surgem. A alimentação saudável e exercícios podem ajudá-lo a viver mais e melhor.

– Fazer o exame índice tornozelo-braquial. A partir dos 60 anos, é recomendável fazer um teste do índice tornozelo-braquial como parte de um exame físico.

O teste avalia os pulsos nos pés para ajudar a diagnosticar a doença arterial periférica (DAOP), uma doença cardiovascular menos conhecida na qual a placa se acumula nas artérias da perna.

– Controle o peso. Seu corpo precisa de menos calorias à medida que você envelhece. O excesso de peso faz com que seu coração trabalhe mais e aumenta o risco de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e colesterol alto. Exercitar-se regularmente e comer pequenas porções de alimentos ricos em nutrientes pode ajudá-lo a manter um peso saudável.

Saber quando você está tendo um ataque cardíaco ou derrame significa que é mais provável que você receba ajuda imediata. O tratamento rápido pode salvar sua vida e prevenir graves deficiências.

Todas as idades:

Não importa a sua idade, todos podem se beneficiar de uma dieta saudável e atividade física adequada.

– Escolha um plano de alimentação saudável. A comida que você come pode diminuir o risco de doença cardíaca e derrame.

Escolha alimentos com baixo teor de gordura saturada, gordura trans e sódio. Como parte de uma dieta saudável, coma muitas frutas e legumes, grãos integrais ricos em fibras, peixes, nozes, legumes, sementes. Selecione produtos lácteos com baixo teor de gordura e aves (sem pele). Limite as bebidas açucaradas e carne vermelha (se você optar por comer carne, selecione os cortes mais magros disponíveis).

– Seja fisicamente ativo. Ache uma atividade prazerosa e pratique pelo menos 3 vezes por semana.

A prevenção é sempre o melhor remédio.

Para mais informações procure o seu médico.

 

FONTE:HEART.ORG.

Postado por joaoflavio às 13:51

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