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Vale a pena Repor Cálcio e Vitamina D?

Vivemos na era da medicina baseada em evidências, portanto, novas intervenções devem atender aos critérios de segurança e eficácia antes de serem adotadas.

No entanto, herdamos muitas práticas adotadas antes da implementação dos padrões atuais e nem sempre fomos rigorosos ao reavaliar os remédios tradicionais.

Suplementos de cálcio e vitamina D são exemplos possíveis desse fenômeno.
O osso é um tecido conjuntivo, sua matriz composta principalmente de colágeno tipo 1, que fornece resistência à tração. Os cristais de hidroxiapatita, compostos predominantemente de cálcio e fosfato, ficam entre as fibras de colágeno e fornecem resistência à compressão. Em um processo rigidamente regulado, os osteoblastos depositam a matriz colagenosa e os osteoclastos a removem.

A mineralização do osso recém formado prossegue se os níveis normais de cálcio e fosfato extracelular estiverem presentes, na ausência de inibidores da mineralização.

Alta ingestão de cálcio não impulsiona a formação óssea:

O sistema endócrino é fundamental na manutenção da normocalcemia. Uma diminuição na ingestão de cálcio resulta no aumento da secreção do hormônio da paratireoide, resultando em aumento da reabsorção de cálcio tubular renal, aumento da renovação óssea (formação e reabsorção) e aumento da ativação da vitamina D levando ao aumento da absorção intestinal de cálcio.

A alta ingestão de cálcio reverte essas mudanças.

Assim, uma concentração sérica normal de cálcio pode ser mantida com ingestão de cálcio variando de 200 a mais de 2.000 mg / dia, e as taxas de perda óssea em mulheres na pós-menopausa não são afetadas pela ingestão de cálcio.

Se a ingestão de cálcio é muito baixa, hipocalcemia e hiperparatireoidismo secundário se desenvolvem, e a mineralização óssea pode estar comprometida.

No entanto, os níveis de ingestão de cálcio na África e no leste e sudeste da Ásia são tipicamente inferiores a 400 mg / dia, mas não há evidências de que esses níveis afetem negativamente a saúde do esqueleto dos africanos.

De fato, o risco de fratura é menor nessas regiões do que na América do Norte, onde a ingestão de cálcio é muitas vezes maior.
Assim, alguma ingestão de cálcio é necessária para manter as concentrações circulantes, mas não há mecanismo pelo qual a alta ingestão de cálcio possa impulsionar a formação óssea. Muito pelo contrário, na verdade.

A deficiência de vitamina D tem pouca relação com a dieta:

A vitamina D é um secosteróide biologicamente inativo ativado por hidroxilação no fígado e rim para funcionar como o principal regulador da absorção intestinal de cálcio. Assim como o cálcio, sua deficiência resulta em hipocalcemia e prejudica a mineralização óssea.

Paradoxalmente, altos níveis de vitamina D estimulam a reabsorção óssea e inibem a mineralização óssea em camundongos, e grandes doses aumentam agudamente os marcadores de reabsorção óssea em estudos clínicos. Portanto, é importante assegurar um fornecimento adequado de vitamina D, mas não em excesso.

Na ausência de suplementos, a maioria da vitamina D é produzida na pele como resultado da ação da luz ultravioleta (da luz solar). Assim, a deficiência de vitamina D ocorre em pessoas privadas de exposição à luz solar (por exemplo, devido ao véu, vivendo em alta latitude, permanecendo em ambientes fechados), mas tem pouca relação com a dieta.

Os suplementos de cálcio são eficazes?

Suplementos de cálcio são certamente biologicamente ativos. Eles aumentam transitoriamente as concentrações séricas de cálcio, suprimem o hormônio da paratireoide e reduzem a reabsorção óssea.

No primeiro ano de uso, aumentam a densidade óssea em cerca de 1% em comparação com placebo.

No entanto, o uso prolongado não resulta em maior vantagem na densidade óssea placebo,  sugerindo que a resposta simplesmente reflete um número reduzido de locais de reabsorção osteoclástica e não indica uma mudança sustentada no balanço ósseo.

Uma diferença de 1% na densidade óssea não seria esperada para reduzir o risco de fratura, e uma série de grandes ensaios clínicos randomizados e cuidadosamente controlados publicados nos últimos 15 anos falharam em demonstrar a eficácia contra fraturas do cálcio. Como resultado, A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA recomenda contra o uso rotineiro de suplementos de cálcio em adultos.

Em contraste, em um estudo controlado por placebo publicado em 1992, descobriu que mulheres idosas que residem em casas de repouso que receberam suplementos de cálcio e vitamina D tiveram menos fraturas. No entanto, essas mulheres apresentavam deficiência grave de vitamina D e apresentavam osteomalácia.

Assim, este estudo mostra que o cálcio e a vitamina D são eficazes no controle da osteomalácia, mas os ensaios subsequentes não observaram nenhum benefício no uso rotineiro desses suplementos.

Por vezes, afirma-se que o cálcio e a vitamina D devem ser sempre administrados com medicamentos para a osteoporose, porque a eficácia destes medicamentos só foi demonstrada quando co-administrada com estes suplementos.

Isso está incorreto. A adição de cálcio ao alendronato não altera seus efeitos na densidade óssea e a eficácia anti fratura de ambos os bifosfonatos e estrogênio foi demonstrada na ausência de suplementação com cálcio ou vitamina D.

A evidência de que os bifosfonatos previnem fraturas na ausência de suplementos de cálcio foi recentemente reforçada pelos resultados de um estudo controlado randomizado comparando zoledronato com placebo em mulheres com mais de 65 anos com osteopenia.

Os suplementos de cálcio são seguros?

Suplementos de cálcio geralmente causam sintomas gastrointestinais, principalmente constipação. Eles demonstraram duplicar o risco de internação hospitalar devido a sintomas abdominais.

Na ausência de evidências claras de benefício, esses fatos, por si só, deveriam ser motivo contra seu uso rotineiro.

Os suplementos de cálcio também causam hipercalcemia e hipercalciúria e aumentam o risco de cálculos renais em 17%.

Na última década, surgiram evidências de que suplementos de cálcio também podem aumentar o risco de infarto do miocárdio e, possivelmente, derrame cerebral. Este achado não foi estatisticamente significativo em nenhum estudo, mas está consistentemente presente em metanálises.

Os suplementos de vitamina D são eficazes?

A vitamina D é altamente eficaz no tratamento de osteomalácia, melhorando os sintomas em poucos dias e aumentando a densidade óssea em até 50% em um ano. Em contraste, ensaios controlados randomizados de suplementos de vitamina D isolados em pessoas sem osteomalácia não mostraram aumento de densidade óssea ou alterações no risco de fratura.

Suplementos de vitamina D também têm sido sugeridos para beneficiar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de câncer, embora os dados atuais de ensaios clínicos não forneçam suporte para essas hipóteses.

Os suplementos de vitamina D são seguros?

A segurança dos suplementos de vitamina D tem sido geralmente avaliada com relação à incidência de hipercalcemia. Nesta base, doses muito altas foram promovidas. No entanto, há agora evidências de que doses de 4.000 UI / dia, 60.000 UI / mês e 500.000 UI / ano aumentam o risco de quedas e fraturas.

O limite para benefícios ósseos discutido acima (12 ng / mL) é facilmente excedido com doses de vitamina D de 400 a 1.000 UI / dia. Nesses níveis, os suplementos de vitamina D não têm efeitos adversos conhecidos e podem ser amplamente endossados ​​para indivíduos em risco de deficiência. Doses suplementares maiores que 2.000 UI / dia devem ser usadas somente em circunstâncias excepcionais e com monitoramento adequado.

Conclusão:

Ensaios clínicos extensivos não conseguiram demonstrar benefícios significativos dos suplementos de cálcio no tratamento da osteoporose. Suplementos de cálcio são frequentemente prescritos em pacientes que estão recebendo outros tratamentos para osteoporose, o que pode ser justificado com intervenções que têm o potencial de causar hipocalcemia. Porém sua co-administração com bifosfonatos tem se mostrado desnecessária.

Suplementos de cálcio comumente causam sintomas gastrointestinais que às vezes são graves e provavelmente contribuem para altos níveis de descumprimento de medicamentos para osteoporose. Eles aumentam o risco de pedras nos rins e há evidências razoáveis ​​que sugerem um efeito adverso no risco vascular também.

A deficiência de vitamina D é comum em idosos frágeis, particularmente aqueles com pele escura ou vivendo em altas latitudes. Baixas doses de vitamina D são seguras e altamente eficazes na prevenção da osteomalácia. Mas suplementos de vitamina D são desnecessários naqueles que regularmente têm exposição ao sol. E altas doses de vitamina D além de não trazerem vantagem, demonstraram aumentar o risco de quedas e fraturas.

Evidências atuais sugerem que há poucas razões para prescrever o cálcio, e que a vitamina D deve ser direcionada para casos específicos.

Para mais informações fale com o seu médico.

FONTE:CLEVELANDCLINIC.

Postado por joaoflavio às 15:40

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