publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

A Dor Crônica tem Cura?

Quase todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou puxa um músculo, a dor é a forma do seu corpo dizer que algo está errado. Assim que a lesão cicatriza, a dor acaba.

A dor crônica é diferente. Seu corpo continua doendo por semanas, meses ou até anos após a lesão. Os médicos geralmente definem a dor crônica como qualquer dor que dura de 3 a 6 meses ou mais.
A dor crônica pode ter efeitos reais no seu dia-a-dia e na sua saúde mental. Mas você e seu médico podem trabalhar juntos para tratá-la.

O que faz você sentir dor crônica?

A sensação de dor vem de uma série de mensagens que passam pelo seu sistema nervoso. Quando você se machuca, a lesão ativa os sensores de dor nessa área. Eles enviam uma mensagem na forma de um sinal elétrico, que viaja de nervo em  nervo até chegar ao seu cérebro. Seu cérebro processa o sinal e envia a mensagem que você se machucou.

Normalmente, o sinal pára quando a causa da dor é resolvida, o corpo repara a ferida no dedo ou no músculo rasgado. Mas com dores crônicas, os sinais nervosos continuam disparando mesmo depois de você ter se curado.

Quais condições causam dor crônica?

Às vezes, a dor crônica pode começar sem nenhuma causa óbvia. Mas para muitas pessoas, começa após uma lesão ou por causa de uma condição de saúde. Algumas das principais causas incluem:

– Lesões ou cirurgias antigas.

– Problemas nas costas.

– Enxaquecas e outras dores de cabeça.

– Artrite.

– Danos nos nervos.

– Infecções.

– Fibromialgia (condição em que se sentem dores musculares em todo o corpo).

Sintomas:

A dor crônica pode variar de leve a grave, constante ou  intermitente. A dor pode ser sentida como:

– Dor Surda.

– Dor Latejante.

– Sensação de estar queimando.

– Sensação de estar espremendo.

– Sensação de ardor.

– Rigidez no movimento.
Às vezes, a dor é apenas um dos muitos sintomas, que também podem incluir:

– Cansaço.

– Falte de fome.

– Dificuldade para dormir.

– Mudanças de humor.

– Fraqueza.

– Falta de energia.

Dor Crônica e Sua Saúde Mental:

A dor crônica pode interferir na sua vida diária, impedindo-o de fazer as coisas que você quer e precisa fazer. Isso pode prejudicar sua auto-estima e fazer você se sentir irritado, deprimido, ansioso e frustrado.

A ligação entre suas emoções e dor pode criar um ciclo. Quando você se machuca, é mais provável que você se sinta deprimido. Isso pode piorar ainda mais sua dor. A ligação entre depressão e dor é a razão pela qual os médicos costumam usar antidepressivos como um tratamento para a dor crônica. Essas drogas podem ajudar tanto com a dor quanto com a tensão emocional que ela causa.

Obtenha ajuda:

Se você se machucar e não melhorar, consulte seu médico de atenção primária ou um especialista em dor. Eles podem ajudá-lo a encontrar alívio para que a dor não o impeça de viver sua vida. Algumas opções incluem medicina, terapia de relaxamento, fisioterapia, acupuntura e mudanças no estilo de vida, como dormir o suficiente e não fumar.

Para mais informações converse com o seu médico.

 

Um feliz natal para todos!

 

 

FONTE:WEBMD.

Postado por joaoflavio às 13:34

Compartilhe:

Nenhum comentário