publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Você Sabia que é Possível Evitar diversos Tipos de Cancer?


O número de casos de câncer diagnosticados em todo o mundo a cada ano aumentou em quase um terço na última década. O aumento da população e sua expectativa de vida, significa que milhões de pessoas a mais serão diagnosticadas com a doença.

Pesquisadores alertam para um aumento dos cânceres de pele, pulmão e colo-retal, que podem ser evitados em grande parte se parando de fumar, se protegendo do sol e com uma dieta balanceada.

O último relatório, publicado na revista JAMA Oncology, mostra que houve 17,2 milhões de casos e 8,9 milhões de mortes por câncer em todo o mundo em 2016. Este é um aumento de 28 por cento em novos casos da doença entre 2006 e 2016, muito do qual é atribuído a uma população em expansão e envelhecimento, com acesso a um diagnóstico mais cedo.

No entanto, o maior crescimento tem sido observado em países de baixa e média renda, mercados emergentes que foram alvo de gigantes do tabaco e um influxo de alimentos de conveniência baratos nas últimas décadas.

O câncer de pulmão continua sendo o mais letal, respondendo por 20% de todas as mortes em 2016 entre homens, enquanto entre as mulheres o câncer de mama continua sendo o maior causador de mortes.

É importante reconhecer que o aumento da poluição do ar proveniente de carros, fontes industriais e até de produtos químicos domésticos também devem ser considerados “importantes fatores de risco” para o câncer de pulmão.

Bebidas alcoólicas, alimentos processados e estilos de vida sedentários, também são fatores que contribuem para o aumento da incidência dos cânceres colorretais.

Mulheres em países menos desenvolvidos economicamente, onde os programas de vacinação e triagem são menos comuns, têm quatro vezes mais chances de desenvolver câncer do colo do útero.

Haverá 18,1 milhões de novos casos de câncer e 9,6 milhões de pessoas morrerão com a doença este ano em todo o mundo, prevê um relatório.

Os números sugerem que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolverão a doença durante sua vida.

E à medida que os países se tornam mais ricos, mais pessoas contraem câncer relacionadas ao estilo de vida.

Um estudo relata que entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos evitando certos fatores de risco. Alguns fatores podem aumentar a chance de uma pessoa contrair câncer, como:

– Uso de tabaco.

– Estar acima do peso.

– Ter uma dieta pouco saudável.

– Falta de exercício físico.

– Álcool.

– Poluição do ar.

– Queima de combustíveis sólidos dentro de casa.

Para alguns tipos de câncer, se vacinar também pode ajudar. As vacinas podem ajudar a fortalecer as defesas naturais do corpo contra alguns tipos de câncer, como o câncer do colo do útero e do fígado.

Garantir o acesso universal aos cuidados de saúde é um pré-requisito vital para a detecção precoce e tratamento do câncer.

Se previna e evite essa doença.

Para mais informações fale com o seu médico.

FONTE:INDEPENDENT/BBC

Postado por joaoflavio às 13:19

Compartilhe:

Nenhum comentário