publicidade

Jornal do Brasil

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Você sabia que Emoções Negativas fazem Mal à Saúde?

Uma nova pesquisa revelou evidências inéditas sugerindo que a exposição frequente a emoções negativas pode ter um impacto importante no funcionamento do sistema imunológico.

Muitos estudos mostram que a exposição crônica ao estresse, ansiedade e mal humor geralmente pode afetar a saúde física e mental.

Pesquisadores também descobriram que o estresse crônico tem um impacto negativo na memória.

Além disso, sentimentos de angústia podem aumentar o risco de eventos cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral.

O estudo mais recente conduzido por especialistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, no State College, descobriu que o humor negativo pode mudar a maneira como a resposta imunológica funciona e está associado a um aumento do risco de inflamação exacerbada.

Emoções negativas e inflamação:

Os cientistas coletaram os dados para o estudo através de uma abordagem de dois níveis. Eles usaram questionários que pediam aos participantes para registrar seus sentimentos durante duas semanas, permitindo que a equipe mapeasse os perfis emocionais dos participantes.

Os cientistas também avaliaram a resposta imunológica dos voluntários, coletando amostras de sangue deles e procurando marcadores de inflamação.

A inflamação ocorre naturalmente, como parte da resposta imune, quando o corpo reage a infecções ou feridas. Altos níveis de inflamação  também estão associados a problemas de saúde e a diversas condições crônicas, como a artrite.

A equipe notou que indivíduos que experimentaram emoções negativas várias vezes por dia durante longos períodos de tempo apresentavam níveis mais altos de biomarcadores de inflamação no sangue.

Os cientistas também observam que se coletassem amostras de sangue dos participantes logo após terem experimentado uma emoção negativa, como tristeza ou raiva, os biomarcadores de inflamação estariam mais presentes no sangue.

Foi também analisado que experimentar um humor positivo, mesmo por um curto período antes da coleta de sangue, estava associado com níveis mais baixos de inflamação.

Os cientistas estão confiantes de que seu estudo acrescenta evidências cruciais sobre o impacto negativo do mal humor na saúde, especialmente porque seus participantes pertenciam a diversas origens étnicas, raciais e socioeconômicas.

Eles apontam que a pesquisa recente foi a primeira a explorar a ligação entre o humor e inflamação e que serão necessárias mais pesquisas sobre o assunto.

Cuide da sua saúde sendo feliz! Relaxe e aproveite a vida!

Para mais informações converse com o seu médico.

FONTE:MEDICALNEWSTODAY.

Postado por joaoflavio às 12:35

Compartilhe:

Nenhum comentário