Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Exposição reúne miniaturas de navios que fazem parte da história de Cabo Frio

Exposição em Cabo Frio exibe 50 miniaturas de navios (Foto: Prefeitura de Cabo Frio/Divulgação)

O Espaço Cultural Arcos do Canal foi inaugurado nesta quinta-feira (23) em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Localizado às margens da orla da Passagem, o espaço recebe uma mostra com 50 miniaturas de barcos que contam a história naval da cidade. A exposição segue até o fim de dezembro, de segunda a sábado, das 16h às 22h.

Responsável pela confecção das miniaturas, o artesão Antônio Leite diz que foi necessária uma longa pesquisa para que o projeto fosse montado. O acervo conta com réplicas de navios atuais e dos anos de 1918, 1930 e 1940.

“Eu pesquisei com autores e utilizei fotos de um fotógrafo da cidade. Também pesquisei bastante sobre as pessoas que fizeram esses navios para poder contar parte dessa história. Esta é a maior exposição que eu faço”, conta o artesão.

Miniaturas ajudam a contar a história naval em Cabo Frio (Foto: Prefeitura de Cabo Frio/Divulgação)

Compartilhe:
Comentar

Polícia localiza homem com cinco mandados de prisão por roubo e corrupção de menores em Araruama

Material foi apreendido durante a operação da polícia em Araruama (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem foi preso nesta quinta-feira (23) durante uma ação das polícias Civil e Militar em Araruama, na Região dos Lagos. Segundo a polícia, contra ele havia cinco mandados de prisão pelos crimes de roubo e corrupção de menores. Outro suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

De acordo com a polícia, os agentes chegaram a realizar buscas na casa do acusado, no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, mas ele não foi encontrado. Os policiais seguiram com as buscas e encontraram o homem em uma moto próximo à localidade. No momento da prisão os policiais encontraram 11 pinos de cocaína com o suspeito.

Durante a busca no conjunto habitacional, os agentes encontraram cocaína, maconha, balança de precisão e anotações do tráfico de drogas em uma casa. A polícia não divulgou a quantidade de droga apreendida. O dono do imóvel confessou ser o dono do material, segundo a PM, e foi encaminhado para a Delegacia de Araruama

Compartilhe:
Comentar

Inscrições para a Meia Maratona de Cabo Frio terminam dia 5

Termina no próximo dia 5 de dezembro a inscrição para a I Meia Maratona de Cabo Frio. Os interessados em participar devem acessar o site http://www.meiamaratonadecabofrio.com.br. Segundo Olavo Carvalho, responsável pelo evento, até agora cerca de 750 atletas de várias partes do país já garantiram participação na maior corrida de rua de Cabo Frio, que acontecerá no dia 10 de dezembro com percursos de 5km, 10km e 21 km entre o Peró e a Praia do Forte. A competição tem apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Entre os inscritos está o atleta Rodrigo Máximus, de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Acostumado a participar de corridas, ele conta que vem mantendo o ritmo de treinamentos desde a Maratona do Rio. “A rotina de treinos não muda muito. Corri a Maratona do Rio em junho, e desde então procuro manter o mesmo volume de treino, com cerca de 60 km por semana”. A preparação, ele conta, inclui treinos de tiro, regenerativo e mais longos (longões).

A alimentação também ganha atenção: muito carboidrato no dia anterior e antes dos treinos, e nada de frituras ou álcool perto das provas. “Estou bastante ansioso para essa prova, já que é a primeira Meia Maratona que acontece em Cabo Frio. É um evento de grande porte na cidade, e espero que seja a primeira de muitas”, comentou.

Cabo Frio também terá representantes no evento, como a ultramaratonista Natália Hoffmann. Corredora há sete anos, nos últimos dois ela passou a se dedicar a longas distâncias com percursos de até 60km, como na Ultramaratona de Macaé, onde ficou na segunda colocação geral. Com um currículo recheado de vitórias até em competições internacionais, ela foi uma das condutoras da tocha olímpica em Cabo Frio.

“Essa Meia Maratona é um evento muito importante para nós, corredores, porque geralmente as provas que acontecem aqui são de 5km e 10km. Então, Cabo Frio sediar um evento desse porte é muito legal. Muitos atletas de fora virão pra cá e poderão conhecer nossas paisagens e lugares históricos. Estou bastante ansiosa e torcendo muito pelo pódio”, contou a atleta.

O traçado da prova, segundo Olavo Carvalho, foi escolhido para mostrar a cidade aos corredores. “Teremos a largada no Peró, passando pela Ogiva, Gamboa, Ponte Feliciano Sodré, Portinho, Anjo Caído, Canal Palmer, passando atrás do shopping, orla das Palmeiras, Praia do Siqueira, Perynas, Guarani, Manoel Corrêa e Braga, com chegada triunfal na Praia do Forte. Será uma prova de rua com um percurso repleto de belezas naturais”, explicou.

Além da corrida, a Meia Maratona também terá ações sociais, palestras, workshops e até um Congresso. “Uma das palestras será com a Natália Hoffmann, que vai falar sobre ‘A condição física para maratonistas’. Também teremos uma nutricionista conversando com os atletas. Na questão social estamos incentivando a solidariedade, sugerindo aos nossos atletas a doação de um brinquedo que será destinado à comunidade do Jacaré, em Cabo Frio. A doação deverá será realizada no dia da entrega do kit, dois dias antes do evento”, explicou Olavo.

Cerca de 8 mil pessoas entre atletas, equipe técnica e visitantes estão sendo esperadas em Cabo Frio por conta da Meia Maratona, segundo a organização. Para o secretário municipal de Esportes, Átila Motta, essa é a prova de que esporte e turismo podem caminhar juntos. “Essas corridas são importantes para a cidade tanto esportivamente quanto turisticamente. É um evento que gera renda porque recebemos muitos atletas de outras cidades que se hospedam nos nossos hotéis, vão aos nossos restaurantes, gastam dinheiro em Cabo Frio. Além disso, movimenta o nosso atletismo e mantém nossa população praticando esporte. Hoje a corrida é muito praticada na nossa cidade e a Secretaria de Esportes está trabalhando muito para trazer cada vez mais eventos para Cabo Frio”.

Cerca de 750 atletas já garantiram participação na maior prova de rua da cidade

Compartilhe:
Comentar

Centro Municipal de Reabilitação inicia tratamentos

O Centro Municipal de Reabilitação de Cabo Frio iniciou, nesta quinta-feira (23), o tratamento de fisioterapia nos pacientes que já possuem cadastro no SUS e passaram por avaliação esta semana. Com capacidade para 300 pacientes mensais, o local oferece consultas com especialistas para pessoas que sofrem de diversas patologias como Acidente Vascular Encefálico, Parkinson, traumatismo craniano, lesões medulares de esclerose múltipla, distrofia muscular progressiva, síndrome de Guillain-Barré, pós-cirúrgico imediato, amputações, entre outras. O prédio, localizado no bairro Novo Portinho, foi oficialmente aberto ao público no último dia 13 de novembro, durante as comemorações dos 402 anos de Cabo Frio.

De acordo com a coordenadora do Centro de Reabilitação, Michelle Moura, a unidade visa melhorar o atendimento aos pacientes por meio dos tratamentos, disponibilizando reabilitação física e psicológica. “O objetivo do novo Centro é trazer sempre o melhor resultado funcional ao paciente com intensidade, frequência e tempo de tratamentos coerentes com as necessidades individuais de cada pessoa. Só nessa semana a unidade vai atender 50 pessoas em avaliação e tratamento”, completou a coordenadora.

Para a paciente Elizabeth Vidal Cunha, que buscou o serviço de fisioterapia pós-cirúrgico imediato no joelho, essa é a única alternativa para a melhoria sua qualidade de vida: “Hoje é o meu primeiro dia de tratamento e tenho certeza que minhas dores vão diminuir, e minha vida vai melhorar. Ainda manco e tenho dificuldade de fazer os serviços de casa, e até mesmo subir escada, mas com o cuidado dos profissionais vai ficar mais fácil”, disse confiante.

Já Tatiane de Araújo iniciou o tratamento no Centro de Reabilitação em São Cristóvão há 15 dias, mas esta semana passou para a unidade do Novo Portinho. Ela foi diagnosticada com Mielopatia, uma doença caracterizada como uma disfunção da medula espinhal, causando a compressão da própria medula afetando os músculos. Animada com o início do tratamento, ela diz estar focada na recuperação. “Em pouquíssimo tempo eu já consigo colocar meus pés no chão, pois antes andava com as pontas dos pés. Sentia muitas dores e agora darei continuidade, sem faltar, para ver o resultado. Sem dúvida ganharei qualidade de vida, pois estou muito focada e a fisioterapeuta me dá muita esperança”, comemorou a paciente.

De acordo com a fisioterapeuta Ingrid Ribas de Assis, o otimismo do paciente é muito importante para o resultado do tratamento. “Quando o paciente corresponde, nosso trabalho é facilitado. Sabemos que não é um tratamento simples, mas o que conta é o desenvolvimento e a superação. Esse é o nosso maior incentivo e não tem preço”, afirmou a profissional.

O Centro Municipal de Reabilitação Osmane Sobral Rezende funciona de segunda à sexta das 8h às 17h e fica localizado na Henrique Terra, s/nº, Novo Portinho.

Cerca de 50 pacientes são atendidos nesta primeira semana de funcionamento

Compartilhe:
Comentar

Festival de cinema gratuito em Búzios, RJ, vai abrir 23ª edição nesta quinta-feira no Cine Bardot

Começa nesta quinta-feira (23) em Búzios, na Região dos Lagos, a 23ª edição do Búzios Cine Festival. Os filmes serão exibidos gratuitamente no Gran Cine Bardot, onde haverá sessões de lançamentos de filmes, e no Cinema da Rasa, onde sessões populares de sucessos do cinema de 2016 prometem atrair o público.

Segundo o organizadores, haverá limite de pessoas para assistir aos filmes no Cine Bardot. Segundo Liège Monteiro, os interessados devem pegar uma senha aproximadamente 15 minutos antes do início da sessão. Já no Cinema da Rasa, não haverá limite de público.

Na abertura do festival no Cine Bardot será exibido o filme “Roda Gigante”, de Woody Allen, apenas para convidados. A estreia para o público será na sexta-feira (24) com o filme “O Boneco de Neve”. No Cinema da Rasa a estreia será no sábado (25), às 15h, com o filme “Um Tio Quase Perfeito”.

No domingo (26), serão exibidos mais de 15 títulos do cinema. Especialmente nesta quarta (23) e quinta-feira (24) serão exibidos trailers e campanhas dos filmes programados para o circuito cinematográfico de 2018.

Compartilhe:
Comentar

Dupla é presa em flagrante ao tentar arrombar cofre de banco em Casimiro de Abreu

Polícia apreendeu equipamentos que foram utilizados pelos suspeitos na tentativa de arrombamento (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Dois homens foram presos em flagrante tentando arrombar o cofre de uma agência bancária em Casimiro de Abreu, no interior do Rio, na madrugada deste domingo (19). De acordo com a Polícia Militar, os bandidos chegaram a abrir um buraco na parede que dava acesso ao banheiro. O alarme do estabelecimento disparou e os agentes conseguiram deter a dupla.

Os policiais apreenderam as ferramentas que eram usadas no crime. Segundo a PM, eles confessaram o crime no momento em que foram abordados. Os homens foram levados para a 121ª Delegacia de Polícia e serão encaminhados para o presídio na capital.

Buraco foi feito pelos suspeitos na agência bancária (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Compartilhe:
Comentar

Solar dos Massa recebe terceira edição do projeto “Há de Seresta Vez”

O Solar dos Massa continua sendo uma das referências no âmbito cultural em Cabo Frio. Tanto que vai receber, pela terceira vez, o projeto “Há de Seresta Vez – A nossa Cabo Frio em música”, lançado no começo de novembro, e que a cada sexta-feira oferece uma nova atração.

O projeto promete levar o melhor da MPB ao Solar dos Massa, espaço que abriga o acervo de livros raros do município, além de farto material do fotógrafo cabo-friense Wolney Teixeira. E quem comanda esta edição do projeto (dia 17) é o músico Jorginho Villas, na companhia dos maestros Amilton Cerqueira e Ângelo Budega, com Jorge Bongô na percussão. A apresentação acontece das 18h às 19h30.

De acordo com o diretor do Solar, Jorge Bongô, a iniciativa tem como objetivos o resgate da memória seresteira e a promoção da cultura na cidade. “Demos o primeiro passo para transformarmos o Solar dos Massa no espaço cultural da imagem e som da história de Cabo Frio, com apresentações que possuem um apelo popular e emocionam o público presente”, disse. O Solar dos Massa (sede oficial da Biblioteca Professor Walter Nogueira) fica na Praça Dom Pedro II, no Centro de Cabo Frio.

Músico Jorginho Villas é o convidado desta sexta-feira (17)

Compartilhe:
Comentar

ViaLagos opera em esquema especial para o feriado da Consciência Negra

A partir de hoje (17/11), a CCR ViaLagos estará com as suas equipes e viaturas reforçadas para atender ao aumento do fluxo de veículos na rodovia durante o feriado da Consciência Negra (20 de novembro), na próxima segunda-feira-feira. A expectativa é que 125 mil veículos passem pela ViaLagos durante o período (ver abaixo). Os dias de maior fluxo na ida para a Costa do Sol serão a sexta-feira e o sábado, quando são esperados 27 mil e 29 mil veículos, respectivamente.

Serão cinco dias de operação especial, com todo o efetivo do SOS Usuário Médico e Mecânico da Concessionária atuando 24 horas em regime de plantão. Para garantir ainda mais rapidez nos atendimentos e na liberação das pistas em caso de ocorrências, as equipes ficarão baseadas em pontos estratégicos da rodovia com viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate.

A ViaLagos também conta câmeras de monitoramento do tráfego ao longo da via e três bases de atendimento ao usuário: duas localizadas no sentido Região dos Lagos, nos quilômetros 22 (Rio Bonito – ao lado da praça de pedágio) e 40 (Araruama), e uma no sentido Rio de Janeiro, no km 56 (São Pedro da Aldeia). Nesses locais, há equipes e viaturas da Concessionária, e banheiros 24h.

Durante todo o feriadão, a Polícia Militar Rodoviária intensificará as fiscalizações na rodovia com radares móveis para coibir o excesso de velocidade e proporcionar mais segurança. Os locais de fiscalização estarão devidamente sinalizados. Painéis eletrônicos de mensagens orientarão sobre as fiscalizações, segurança e eventuais incidentes na ViaLagos.

Na volta do feriadão, a previsão é de que 32 mil veículos passem pela ViaLagos na segunda e outros 19 mil, na terça-feira (21/11).

Previsão de fluxo de veículos na ViaLagos para o feriado (Sentidos Rio de Janeiro e Costa do Sol):

Sexta-feira (17/11): 27 mil veículos

Sábado (18/11) – 29 mil veículos

Domingo (19/11) – 18 mil veículos

Segunda-feira (20/11) – 32 mil veículos

Terça-feira (21/11) – 19 mil veículos

Total: 125 mil veículos

Compartilhe:
Comentar

Operação coíbe loteamento irregular em Tamoios

Uma operação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade coibiu uma ocupação irregular em loteamento não legalizado no bairro Botafogo, em Tamoios, distrito de Cabo Frio. A ação aconteceu nesta quarta-feira (15). Uma retroescavadeira foi apreendida e o tratorista encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o crime. O local, segundo o secretário Claudio Bastos, já havia sido embargado em ocasião anterior, por isso, desta vez o responsável recebeu multa de R$ 50 mil por reincidência das atividades de parcelamento irregular do solo, supressão de vegetação e abertura de ruas por uso de máquinas. A ação aconteceu após denúncias.

A operação contou com equipes das coordenadorias de Meio Ambiente e Regularização Fundiária, com apoio de agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) da Polícia Militar.

“Nossos fiscais estão nas ruas, dia e noite, para coibir esse tipo de crime.  Não vamos deixar que os grileiros de terra tenham paz, enquanto não acabarmos com esse tipo de crime em nossa cidade, e as punições serão cada vez maiores para que se evitem as reincidências”, afirmou o secretário Cláudio Bastos.

Compartilhe:
Comentar

GRUPO TUBARÕES DE CABO FRIO COMEMORA 25 ANOS DE HISTÓRIA

(Texto e Fotos: Paulo Roberto Araújo)

Tudo começou em 1992. Com uma paixão em comum, a motocicleta, grupos de jovens residentes na Região dos Lagos, no Rio, viajavam para várias partes do Brasil de forma independente. Num dos encontros, resolveram criar um moto clube. Surgia então o Moto Clube Tubarões, com sede em Cabo Frio, cidade fluminense que possui praias paradisíacas procuradas por turistas de todo o mundo.

A logomarca foi inspirada no caça P-40, das décadas de 30 e 40, que atuou na Segunda Guerra Mundial, em cujo bico era desenhado a boca de um tubarão. Com regras rígidas para ingresso no grupo, uma sede que conserva toda a história e 30 integrantes, o Moto Clube Tubarões comemora 25 anos de fundação na tarde-noite do dia 18 no Espaço Container, no Braga, em Cabo Frio, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo.

– Me orgulho de participar do grupo que fundou os Tubarões, pioneiro na realização de eventos na Região dos Lagos e com uma rica história que está toda documentada na nossa sede. Um pioneirismo que merece ser comemorado e respeitado – comenta o comerciante Augusto Aquino, que preside os Tubarões há 18 anos.

José Antonio Polino, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), com sede em São Paulo, afirmou que o Moto Clube Tubarões é um exemplo para outros clubes brasileiros. Disse que já esteve com os motociclistas de Cabo Frio em várias partes do Brasil, inclusive no Nordeste.

– Com tantos anos de estrada, os Tubarões ganharam o respeito do motociclismo nacional. O evento anual do clube é esperado por todos. É um evento bonito organizado por motociclistas que sabem respeitar seus irmãos e o público, além de promoverem a bela Cabo Frio. É um dos maiores eventos do Brasil – declarou o líder nacional do motociclismo.

A festa de 25 anos dos Tubarões vai contar com shows de três bandas e participação de representantes de moto clubes de todo o Brasil. O clube ganhou projeção nacional por promover grandes eventos em Cabo Frio, sempre com a presença de milhares de visitantes que movimentam a economia local, principalmente nas áreas de hotelaria e gastronomia. Os integrantes se reúnem todas as quintas-feiras na sede e fazem uma reunião festiva mensal.

– Os Tubarões têm uma história reconhecida no motociclismo brasileiro. É uma tradição que tem que ser respeitada pelas autoridades e pelos motociclistas que verdadeiramente integram a nossa grande irmandade – enfatizou o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Aloísio Braz.

Leandro Carlos Cardoso, gerente de logística, está há 20 anos como integrantes dos Tubarões. Ele conta que não consegue imaginar o clube sem o comando de Augusto Aquino: “ele tem um carisma fantástico; nunca faltou a uma reunião semanal do clube desde que assumiu a presidência”. Leandro afirma que não é lenda a história segundo a qual os Tubarões escolhem a data dos seus eventos com base na lua cheia:

– Depois de três anos consecutivos de eventos sob chuva, um integrante sugeriu que observássemos a data da lua cheia para marcar os futuros eventos. Fizemos isso e até hoje deu certo – conta.

Os eventos dos Tubarões também ficaram reconhecidos por revelarem bandas que fizeram ou fazem sucesso no circuito moto ciclístico nacional. É o caso da Faixa Etária, que se apresenta há 12 anos consecutiva nos eventos de Cabo Frio:

– O encontro dos Tubarões sempre é aguardado com grande expectativa. É nele que sempre lançamos um novo repertório, um novo efeito especial. Afinal, são 12 anos de parceria com esta turma bacana dos Tubarões – conta o baterista Fabrício Araújo, da Faixa Etária.

Compartilhe:
Comentar
Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>