Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Upa de Cabo Frio recebe elogios da população

Quem procura atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA – está com algum problema de saúde e quer ser logo examinado. Em Cabo Frio, na UPA do Parque Burle, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e equipe de apoio têm recebido diariamente dezenas de elogios da população. Os recadinhos chegam pela internet e também são registrados em um livro que fica na recepção da unidade de saúde.

– Nossa equipe está sempre preocupada em crescer e aprimorar os serviços de atendimento. E esse retorno da população tem sido muito gratificante para todos nós, disse a diretora da unidade, Alexandra Codeço.

A Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e tem resolvido grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A UPA oferece uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, dentista, laboratório de exames e leitos de observação. Em Cabo Frio cerca de 90% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. Alexandra Codeço explica ainda que o foco da unidade é a “estabilização” do paciente.

– Todos os pacientes são acolhidos e recebem o atendimento adequado, conforme cada caso. Após a estabilização, a equipe médica pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar as Unidades Básicas de Saúde, que são destinadas ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros, explica.

Luciana da Silva Porto procurou atendimento na UPA com a filha Ryana Porto Vieira e no final da consulta deixou sua impressão sobre o atendimento registrada na unidade.

– Quero agradecer e parabenizar o técnico de enfermagem Valdeni e o médico pediatra Rafael, por um bom atendimento para a minha filha. Funcionários exemplares para o atendimento aos moradores desta cidade, escreveu.

Assim como o depoimento de Luciana, existem dezenas na página da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio em uma rede social na internet e no livro de registros na unidade. De acordo com a direção da UPA, cerca de 800 pessoas procuram atendimento médico e odontológico, todos os dias. Diariamente, estão de plantão clínicos gerais, pediatras, dentistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e da equipe de apoio. Na área de pediatria, as crianças chegam com febre, gastroenterite, infecção respiratória, alergia e outras doenças de pele. Na emergência adulta, geralmente são vítimas de acidentes de trânsito, pessoas com casos de luxações, fraturas, cortes e torções e pacientes hipertensos e diabéticos.

O prefeito Alair Corrêa acompanha de perto o funcionamento da unidade.

– Recebemos com alegria o resultado, mas precisamos continuar trabalhando  para melhorar ainda mais o tempo de espera dos pacientes . Estamos com uma demanda muito além da capacidade instalada, originada especialmente pela procura de atendimento de pessoas de outros municípios, que gira em torno de 30 à 40%, conclui Alair Corrêa.

Cabo Frio também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento no distrito de Tamoios.

Os agradecimentos são registrados em um livro na recepção da unidade de pronto atendimento

moradora agradece os cuidados da equipe com a filha

 

Compartilhe:
Comentar
Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>