Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Mais 7 unidades de saúde de Cabo Frio têm o Sistema de Marcação de Consultas informatizado para facilitar o dia a dia de pacientes

A partir da próxima semana, moradores do Tangará, Porto do Carro, Guarani, Praia do Siqueira, Itajurú, Gamboa e Santo Antônio, não precisam mais se deslocar até as Centrais de Marcação de Consultas do Braga e do Jardim Esperança, assim como no distrito de Tamoios, para agendar consultas com médico especialista. As unidades de saúde – ESFs (Estratégia em Saúde da Família) dessas localidades foram informatizadas e  estarão prontas para fazer a marcação de consultas online. O mudança na forma de marcação começa na segunda-feira, dia 30, de forma escalonada entre as sete unidades de saúde, e até sábado, dia 07, todos já estarão aptos ao agendamento pela internet.

Os profissionais que atuam nessas unidades receberam treinamento nesta sexta-feira, dia 27, realizado na Universidade Veiga de Almeida, com a presença da Superintendente de TI da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Michela Polaquini; do diretor do PAM e da Central de Marcação de Consultas do Braga, Antônio Marcos Durães; e da coordenadora dos EFS´s, Jorgete Maria Rego Lima. O secretário de Saúde Dirlei Pereira também acompanhou o treinamento. A capacitação para utilização do Sistema de Marcação de Consultas Municipal (CONEXALL) foi feita pelo gestor do Sistema de Marcação de Consultas, Júlio César Amaral Carneiro.

– Já realizamos os testes nas unidades. Agora as equipes estão sendo treinadas com o sistema interligado às Centrais de Marcação. Será mais um conforto para a população que não terá que se deslocar para fazer a marcação da consulta com o médico especialista, disse Júlio César.

Responsável pelas unidades de Estratégia em Saúde da Família – ESFs – de Cabo Frio, instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – Jorgete Maria Rego Lima afirma que as unidades desempenham um papel fundamental na garantia à população de uma saúde de qualidade.

-Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. Elas atuam com promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde destas comunidades. Com a implantação deste sistema, a partir de agora, quando o clínico-geral, responsável pelo primeiro atendimento, verificar a necessidade do paciente consultar um especialista, a marcação será feita automaticamente, comemora.

Segundo a superintendente de TI da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Michela Polaquini, o primeiro posto a agendar as consultas através deste sistema, foi o Posto de Parque Burle. No bairro, desde o ano passado, os moradores já se acostumaram a ter as consultas agendadas na própria unidade de saúde, sem  a necessidade de deslocamento até a Central do Braga.

– O Posto do Parque Burle foi o primeiro a ter o sistema on line. A nossa intenção é que, o mais rápido possível, todas as unidades sejam informatizadas, disse.

O diretor do PAM e da Central de Marcação de Consultas do Braga, Antônio Marcos Durães, o novo sistema alcançou seu principal objetivo, que era o de melhorar o atendimento à população acabando com as filas para a marcação de consultas.

– As consultas são marcadas de uma semana para outra e os pacientes não precisam mais se deslocar durante a madrugada para agendar o atendimento. Hoje, com a implantação do sistema, chegam a sobrar vagas para algumas especialidades. Com os ESFs fazendo a marcação on line o movimento nas Centrais de Marcação será ainda menor, trazendo mais conforto, atenção e qualidade no atendimento à população, finaliza Durães.

Funcionários recebem treinamento para utilizar novo sistema de marcação de consultas on line

 

 

Compartilhe:
Comentar
Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>