Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Prefeitura de Cabo Frio comemora um ano de funcionamento do Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, comemorou neste domingo (24/08), o aniversário de um ano do Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos. Mais de duzentas pessoas, entre funcionários da Sepred, familiares dos acolhidos, ex-internos e voluntários, participaram de um chá, no próprio centro de reabilitação, servido para os convidados.

– Fizemos esse chá para receber os amigos e comemorar o sucesso de um ano do Centro de Reabilitação, disse a secretária de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio, Cris Mansur.

O evento contou com a presença do prefeito Alair Corrêa que abriu as comemorações e falou sobre a importância do trabalho.

– Estou muito feliz com o resultado conquistado neste ano. Aqui, não tratamos apenas os dependentes químicos. Estamos abraçando também as famílias, que precisam de ajuda para a recuperação dos seus parentes, destacou o prefeito Alair Corrêa em seu discurso.

Os convidados conheceram o artesanato produzido no Centro de Tratamento pelos acolhidos e acompanharam a apresentação do Coral Ressurgência, também formado pelos internos. As atividades fazem parte do processo de recuperação durante a internação. Durante este ano de funcionamento, mais de 40 pessoas voltaram a ter uma vida normal, longe do vício do álcool e das drogas. Hoje, 45 pessoas estão em tratamento na unidade, a única no país mantida com recursos próprios do município.

O Centro de Tratamento tem capacidade para abrigar 75 internos. Lá, os internos contam com clínico geral, neurologista, atendimento odontológico, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros, monitores, biblioteca, espaço para terapias em grupo, academia de ginástica, lavanderia, campo de futebol, quadra de vôlei, hidroginástica, salão de jogos e cursos profissionalizantes nas áreas de hotelaria, culinária, artesanato, informática, eletricista, entre outros. Cabo Frio é o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a oferecer este tipo de tratamento aos seus moradores.

Segundo a secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, a taxa de recuperação no município tem sido de 50%, muito superior à média no país, que gira entre 20 e 30% dos dependentes.

– Esse sucesso só é possível graças ao trabalho humanizado realizado com os internos, que consiste em manter uma rotina de trabalho, convivência comunitária e o exercício da espiritualidade, conclui Cris Mansur.

Coral Resurgência,formado por acolhidos da SEPRED

Artesanato feito pelos acolhidos da SEPRED

 

Compartilhe:
Comentar
Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>