Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Cabo Frio inicia vacinação contra gripe H1N1 nesta segunda

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio inicia a vacinação contra a gripe influenza H1N1 nesta segunda-feira (17). Segundo a Prefeitura, as doses serão aplicadas em 24 unidades de 9h a 17h até 26 de maio. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, Brisbane e H3N2.

O público alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica.

Segundo a superintendente municipal de Vigilância e Saúde, Lucy Pires, a estratégia de definir o público alvo foi baseada no maior número de casos nessas populações. Lucy Pires alerta ainda a população para a importância de receber a dose, garantindo a imunização.

– Há um aumento da circulação do vírus da gripe nessa época do ano. Vale lembrar que é uma doença que pode evoluir de forma grave e levar à morte. Muitas pessoas têm receio de tomar a vacina pensando que vão contrair o vírus da gripe, mas isso é um mito, já que a vacina é feita pelo vírus morto e por isso não causa gripe em ninguém, destacou.

É necessário ficar atento às restrições: pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda devem aguardar o término do tratamento. A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória com os seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.

Campanha de vacinação contra a influenza começa em 17 de abril (Foto: Divulgação/Sesau)

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>