Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

PhotoTruck leva fotografia e reflexão a alunos de escolas públicas de quatro cidades

Com apoio do Instituto CCR, unidade móvel de fotografia visita durante este mês os municípios de Rio Bonito, Araruama,
Saquarema e São Pedro da Aldeia, oferecendo oficinas, exposições e workshops para mais de 2 mil jovens e crianças

Feito sob medida para atividades educacionais, o PhotoTruck encanta crianças e adultos por onde passa. O projeto conta com uma câmera escura em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).

Este ano, o Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentam o Circuito PhotoTruck, com o tema “Meu Brasil” em uma viagem de seis meses por 36 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso, para atender mais de 9 mil alunos e professores nas atividades. Até o dia 25 deste mês, os educadores do projeto passarão por escolas nas cidades de Rio Bonito, Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia, levando oficinas, workshops e exposições, numa parceria da CCR ViaLagos com as respetivas secretarias de educação, atendendo mais de 2 mil jovens e crianças nessas cidades.

A proposta é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles.

-Muitos alunos já tem contato com a fotografia no dia-a-dia, mas não pensam na mensagem que estão transmitindo. E esse é o grande diferencial da oficina: unir a fotografia produzida com a mensagem que o participante quer passar, resgatando a reflexão por trás da imagem, explica Levi Fanan, um dos educadores do projeto.

Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos.

A principal atividade envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre um tema determinado. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambes nos muros da escola.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil km, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7500 alunos e 450 educadores atendidos.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>