Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Ônibus que se transforma em teatro chega em Cabo Frio, nesta sexta

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, BuZum! passará por mais três cidades da Região dos Lagos até o dia 20 deste mês, apresentando peça sobre reciclagem

A companhia de teatro itinerante BuZum! está na Região dos Lagos com o espetáculo “Que lixo é lixo? ”, sobre reciclagem. Após passar por Rio Bonito e Iguaba Grande, o teatro de bonecos sobre rodas estaciona nesta sexta-feira em Cabo Frio, levando a magia do palco para alunos de escolas públicas, com apresentação do Ministério da Cultura e Instituto CCR e patrocínio da CCR ViaLagos, por meio da Lei Rouanet.

O BuZum! fica em dois dias em cada cidade. Em Cabo Frio, faz apresentações amanhã e na segunda-feira (09/10). Depois segue para AraruamaSão Pedro da Aldeia e Saquarema, onde encerra no dia 20 deste mês a temporada na Região dos Lagos. Serão 91 sessões gratuitas de teatro para garotada.

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o espetáculo Que lixo é lixo? mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos, por meio de objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis, como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio. O enredo envolve dois astronautas que durante uma viagem espacial percebem que a Terra está sufocada com o lixo produzido pelo homem. Depois de retornarem, eles contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ensinando, de forma lúdica e divertida, sobre reutilização e reciclagem.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para plateia com capacidade para 50 espectadores por sessão.

Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola, as peças em cartaz  levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada educador após os espetáculos. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula – em disciplinas como português, história, geografia e matemática – ampliando assim os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!.

As crianças presentes na plateia recebem um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.

Serviço

Cabo Frio – 06 e 09 de outubro: Dia 06:  Escola Municipal Justiniano de Souza (R. da Paz, s/nº – Maria Joaquina – 2º Distrito) Dia 09:  E.M.Vereador Leaquim Schuindt (R. Projetada, nº03 – Jardim Esperança)

Araruama – 10 e 11 de outubro

São Pedro da Aldeia – 16, 17 e 18 de outubro

Saquarema – 19 e 20 de outubro

Horários das sessões: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h10 | 14h50

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>