Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Atrações internacionais marcam os 15 anos do projeto “Jovens Pianistas”

Para comemorar os 15 anos da série “Jovens Pianistas”, neste sábado (14), a partir das 19h, a Casa de Cultura José de Dome (Charitas) recebe um recital duplamente internacional, com o pianista Rafael Butti e a cantora Stephanie Boller, ambos da Suíça. Criado em 2002 pelo pianista Hasenclever da Silva Oliveira, o evento chega à 58ª edição com objetivo de divulgar a música clássica em Cabo Frio, formando novas plateias.

Stephanie Boller é uma das mais ativas mezzo-soprano da Suíça, atuando com grande destaque no campo da música antiga e contemporânea. Em 2011 concluiu na Schola Cantorum Basiliensis o Mestrado em Advanced Vocal Ensemble Studies, sob a direção de Anthony Rooley e Evelyn Tubb. Estudou ainda na Universidade de Artes de Zurique, com Lina Maria Åkerlund e Jill Feldman. Aperfeiçoou-se em diversos master classes de canto com Margreet Honig e Mariëtte Witteveen, e de música de câmara barroca com Rainer Zipperling e Peter Holtslag. Atua como solista em oratórios e produções de várias óperas, como por exemplo “Bunbury”, do compositor suíço Paul Burkhard; “Il ritorno d’Ulisse in patria” de Monteverdi; “O diário de um desaparecido” de Janacek; “Grande Missa em dó menor” de Mozart e também participou da estreia da ópera “Casa da Nova Criação”, do compositor contemporâneo suíço Carl Rütti. Em 2010, fundou o grupo “Lamaraviglia” e em 2013 criou uma série de Música Antiga. Stephanie Boller vem se especializando ainda no repertório de Lied, com foco na obra de Debussy, Schumann e Schubert e também de compositores contemporâneos, como Othmar Schoeck e Hanns Eisler.

Já o pianista Rafael Rütti é formado pela Musikhochschule de Zurique, na Suíça, onde estudou com Homero Francesch (Mestrado) e Hans Schicker (Licenciatura). Foi premiado por várias fundações suíças, entre elas a Landolt, Kiwanis, Friedl-Wald e Bertie-Alter. Já se apresentou como solista de importantes orquestras do seu país, como a Aargaauer Sinfonieorchester, Musikkollegium Winterthur, Jugend Sinfonieorchester Zürich, Neumünster Orchester Zürich. Rütti tem várias gravações em rádios e lançou alguns CDs. Além de artista, também é professor de piano no conservatório de Zurique, com interesse tanto no repertório tradicional quanto contemporâneo, tendo participado do Festival de Lucerne com Pierre Boulez e estrelado inúmeras obras de vários compositores. Rafael Rütti forma parte do Ensemble Theater am Gleis Winterthur e do trio Werktag, que se dedicam à música nova contemporânea.

A série Jovens Pianistas

Em 15 anos de projeto, mais de 35 artistas já passaram pelo concerto “Jovens Pianistas”. Alguns foram tão bem recebidos pelo público que acabaram voltando. É o caso da pianista japonesa Yuka Shimizu, que já esteve cinco vezes em Cabo Frio. E para as próximas duas edições outros dois nomes internacionais já estão confirmados. “No dia 11 de novembro teremos um concerto com o pianista italiano, Giosue de Vincenti, em comemoração ao aniversário de Cabo Frio. Também já está certo o retorno do violonista italiano Giuseppe Zinchiri, que se apresentou na 40ª edição”, anunciou Hasenclever, criador e diretor do projeto.

A Casa de Cultura José Dome – Charitas está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no Centro de Cabo Frio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados domingos e feriados.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>