Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Búzios ganha nova marina

Texto: Alexandra de OLiveira

Fotos: Ronald Pantoja

Foi inaugurada neste sábado (25), em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, a mais nova marina do grupo BR Marinas. Localizada no bairro da Rasa, a área foi totalmente revitalizada garantindo seu uso não apenas para fins náuticos, mas também para o lazer de buzianos e turistas. Em atividade desde 1999, a empresa é pioneira na utilização do sistema Forklifts, que revolucionou a operação de embarcações em vagas secas, reduzindo significativamente o tempo de transporte do barco para a água.

A inauguração contou com a participação do prefeito de Búzios, André Granado, que disse estar feliz com o empreendimento.

– Essa marina é a concretização de um sonho que começou nos anos 1980, com Umberto Modiano, um homem visionário que iniciou a implantação de um complexo turístico aqui em Búzios, com aeroporto, hotéis e condomínios, lembrou o prefeito.

Apesar de possuir um litoral de 7.367 quilômetros de extensão, 35.000 quilômetros de vias internas navegáveis, 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, como hidroelétricas, lagos e lagoas, além do clima ameno, o Brasil ainda não aproveita sua grande vocação para o Turismo Náutico. Com a inauguração da marina, pretende-se, que essa realidade nacional desapareça de Búzios.

Segundo o Ministério do Turismo, os turistas náuticos com embarcações próprias são os que mais gastam com alimentação, compras, passeios e lazer durante as viagens. Também geram postos de trabalho ao contratar serviços de manutenção e marinheiros. Com mais essa unidade, o grupo BR Marinas conta agora com sete marinas em operação, e todos os associados podem utilizar o novo empreendimento. O espaço também será aberto ao público e pode receber barcos à vela, motor, stand up paddle, qualquer atividade náutica, produto de desporto ou turismo.

– Agora o navegante encontra em Búzios uma marina organizada com todos os serviços receptivos que permitem a logística do passeio, completou o prefeito.

A obra de revitalização contou com a dragagem dos canais que estavam assoreados para ampliação do calado para 2,5 metros de profundidade e alargamento para 30 metros. A nova geografia na parte continental de Búzios faz parte de um projeto muito mais amplo, com a abertura de vias de acesso e obras de infraestrutura com redes de água, esgoto e energia, para a construção de um novo bairro que se estenderá por uma área com mais de 6 milhões de metros quadrados.

Aretê, que em grego significa “busca pelo melhor, excelência, virtude”, será um bairro com vilas, lotes, casas e condomínios assinados por grandes arquitetos. Hoje, além da marina, o bairro já conta com serviços de aeroporto e campo de golfe. Para 2018 está prevista a construção das primeiras casas e vilas, além de dois clubes. Com todas as suas características o projeto deverá estar concluído ao longo de 10 anos.

– A prefeitura está acompanhando de perto todo o andamento do projeto. Temos reuniões semanais com os empreendedores. Estas iniciativas são fruto de maturação em conjunto, força empresarial e apoio governamental, o que resulta em benefícios sociais e econômicos para a nossa cidade, concluiu André Granado.

O prefeito de Búzios, André Granado, durante a inauguração na marina neste sábado

Localizada na Rasa, a marina faz parte de um projeto muito mais amplo, que será referência mundial

Agora o navegante encontra em Búzios uma marina organizada com todos os serviços receptivos que permitem a logística do passeio

Compartilhe:
Comentar
Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>