Publicidade

Jornal do Brasil

Cabo Frio JB News

Parceria entre Prefeitura e Bombeiros garante mais de 5 mil salvamentos marítimos em 2017

Cabo Frio é uma cidade conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, e as praias estão sempre em lugar de destaque. Com paisagens exuberantes, elas servem de cenário até para novelas. Por esse motivo, a movimentação nas águas de Cabo Frio é frequente, principalmente na alta temporada.

Diante de tantos banhistas, o 18º Grupamento de Bombeiro Militar de Cabo Frio, em parceria com a Prefeitura, tem realizado diversas ações para aumentar a segurança nas praias. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, de janeiro até a primeira semana de novembro desse ano foram contabilizados 26.875 socorros realizados nas praias do Estado, sendo 5.592 salvamentos somente em Cabo Frio. Por isso, o comandante do quartel da cidade, tenente coronel Cássio Capelli, orienta os banhistas a sempre respeitarem a natureza e adotarem uma cultura prevencionista.

“A pessoa tem que se policiar, por exemplo, em não pescar em canto de pedra porque pode escorregar e sofrer um acidente. Outro ponto importante é evitar embriaguez nas praias, assim como não beber se for dirigir. Essas ações diminuem o índice de acidentes. A gente espera que as pessoas venham buscar a felicidade na Região dos Lagos, e não uma tragédia”, ressalta ele.

E por ter uma movimentação tão grande, as praias de Cabo Frio receberam uma atenção especial esse ano. Uma das medidas foi a realização do 1º Simpósio de Salvamento Aquático, realizado no final de agosto, e que abordou o atendimento aos afogados, postos de guarda-vida e uso de aeronaves no apoio operacional nas ocorrências na Região dos Lagos, principalmente no verão. Também houve demonstração de técnicas de socorro e sobrevivência no mar.

Outro reforço para a alta temporada virá do céu. No feriado da Independência Cabo Frio recebeu um helicóptero para auxiliar os resgates, tanto marítimos como terrestres. Devido ao sucesso da experiência, a aeronave voltará no verão, visto que a quantidade de banhistas é bem maior. O helicóptero, um modelo Esquilo Alfa Serra 50 de fabricação francesa e montado no Brasil, ficará à disposição do 18º grupamento do Corpo de Bombeiros durante todo o verão, e será totalmente equipado para atender a todo tipo de resgate, e não só Cabo Frio, uma vez que o 18º GBM atende a várias cidades da Região dos Lagos.

Segundo Capelli, o helicóptero vai realizar diversas funções e será de grande valia para a cidade. “A aeronave vai dar um ganho sem precedentes para toda a população. Ela vai auxiliar no salvamento marítimo, nos acidentes com vítimas de colisão nas estradas e também no combate ao fogo em vegetação”.

A cidade também ganhou reforços em terra com a inauguração de dois postos de salvamento, um em Tamoios e um na Praia do Forte, que foi revitalizado e recebeu o nome de “Posto SubTenente Márcio Alves”, em homenagem ao SubTenente Marcio Alves, o Boca, que faleceu neste ano após se dedicar por 30 anos à corporação militar.

Para o prefeito Marquinho Mendes a revitalização e construção de novos postos de salvamento na cidade é muito importante para a segurança dos banhistas que visitam as praias e muitas vezes não conhecem as condições do mar.

“Nossas praias são cartões postais da cidade. Como médico socorrista do Corpo de Bombeiro, sei da importância em manter em bom estado as cabines que funcionam como ponto de partida para o atendimento dos socorristas. Eles desempenham um papel extremamente importante para a nossa cidade, que recebe visitantes do mundo todo. Estamos em contato constante com a corporação para melhorar cada vez mais os serviços prestados, e essa parceria tem rendido bons frutos”, disse o prefeito.

Confira o ranking de salvamentos marítimos no Estado em 2017, até primeira semana de novembro:

3º GMar (Copacabana): 9.036 salvamentos

18º GBM (Cabo Frio): 5.592 salvamentos

4º GMar (Itaipu): 3.472 salvamentos

9º GBM (Macaé): 2.619 salvamentos

2º GMar (Barra): 2.139 salvamentos

27º GBM (Araruama): 1.569 salvamentos

26º GBM (Paraty): 1.239 salvamentos

10º GBM (Angra dos Reis): 1.051 salvamentos

5º GBM (Campos): 84 salvamentos

1º GMar (Botafogo): 74 salvamentos

Verão 2018 terá reforços por terra e por ar

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

Assine o RSS
Publicidade
Publicidade
?>