Publicidade

Jornal do Brasil

Concurseiros – JBlog – Jornal do Brasil

Como enfrentar as dificuldades durante a preparação para um concurso público?

Muitas podem ser as dificuldades enfrentadas pelo candidato a concurso público, como por exemplo, o apoio da família, organizar o material de estudo e planejamento de horas… A quantidade de matéria pode influenciar, para isso a pessoa precisa criar um cronograma de estudos e seguir a risca. Para os que trabalham e estudam, é preciso analisar todo o tempo livre que possuem e organizar as matérias de acordo com o tempo analisado. Deslocamento e também os horários de almoço também devem ser aproveitados, cada minuto é importante para a preparação.

Existem técnicas distintas para cada um, pois as pessoas são diferentes umas das outras. Umas estudam melhor de dia, outras de madrugada…Tem gente que quando vê um vídeo grava em um instante, tem gente que é escrevendo, ouvindo a própria voz. Por isso é importante considerar de que forma você aprende melhor, porque assim aumentará as chances para absorção e compreenssão de todo o conteúdo necessário para aprovação.

Fazer uma revisão, anotando os pontos principais, talvez, seja a melhor opção para todos os tipos de concurseiro, pois além dele mesmo escrever, terá a visualização da matéria e também poderá gravar tudo para ouvir depois.  Outra técnica legal é se questionar durante a leitura, ou seja, fazer perguntas para si mesmo e respondê-las com as próprias palavras, se não souber explicar é sinal de que precisa voltar nisso.

E claro, fazer bastante exercícios de provas anteriores. Simular a “hora do vamo vê”, ajuda e muito a fixar o conteúdo para a maioria dos concurseiros. A familiarização dá mais habilidade na hora de resolver a prova.

Marcelo Marques, diretor do site Concurso Virtual

 

Postado por claudiajones às 11:09 | Nenhum comentário | Comentar

Compartilhe:

Nenhum comentário

Adicionar um comentário:

Publicidade
Assine o RSS