Publicidade

Jornal do Brasil

Concurseiros – JBlog – Jornal do Brasil

Redação Perfeita: como usar os elementos de coesão corretamente

Como é bom ler uma redação na qual a clareza é parte integrante. Um texto bem escrito é aquele em que os elementos de coesão foram usados adequadamente. Os elementos conectivos, normalmente conjunções, pronomes e advérbios são capazes de trazer articulação ao texto, deixando-o harmônico e com encadeamento das ideias. Assim, uma mensagem clara é primordial para a sua compreensão.

Existem muitos termos de coesão que podem e devem ser usados para enriquecer a sua redação. Para que você vá bem munido para sua prova, vamos apresentar-lhe uma listinha de conectivos para que lance mão na hora da sua produção textual e os empregue corretamente.

  1. Quando você quiser dar ideia de acréscimo, use os conectivos de adição como, por exemplo: ‘além disso’, ‘ também’, ‘e’, ‘nem’, ‘não só’ , ‘mas também’, ‘bem como’…
  2. Se quiser passar a ideia de mudança, alternância: ‘ou…ou’, ‘quer…quer’, ‘seja…seja’.
  3. Caso precise justificar uma ocorrência: ‘porque’, ‘já que’, ‘visto que’, ‘graças a’, ‘em virtude de’.
  4. Para fazer um desfecho de uma determinada ideia: use os conectivos de conclusão como: ‘logo’, ‘portanto’, ‘pois’.
  5. Você pode estabelecer uma hipótese, uma condição usando os seguintes conectivos: ‘se’, ‘caso’, ‘desde que’, ‘eventualmente’, ‘a não ser que’, ‘a menos que’.
  6. Para comparar alguém ou alguma coisa, lance mão dos conectivos de comparação: ‘como’, ‘assim como’.
  7. Agora, se você quiser passar a ideia de ‘estar de acordo’, é importante usar os conectivos de conformidade como: ‘conforme’, ‘segundo’, ‘de acordo com’…
  8. Para exprimir uma ideia de consequência: ‘com efeito’, ‘tão’, ‘assim’, ‘consequentemente’, ‘tanto’, ‘de modo que’, ‘de forma que’, ‘de maneira que’…
  9. Explicar um determinado fato ficará mais fácil se utilizar os conectivos: ‘pois’, ‘a saber’, ‘isto é’, ‘por exemplo’, ‘porquanto’…
  10. Expressar uma ideia de objetivo, intenção, é muito fácil! Utilize um conectivo de finalidade. Exemplos: ‘para que’, ‘a fim de que’, ‘para’ (+ verbo no infinitivo).
  11. Ao apresentar uma ideia oposta, os conectivos de oposição a serem usados são: ‘mas’, ‘porém’, ‘entretanto’, ‘embora’, ‘mesmo que’, ‘apesar de’ (+ verbo no infinitivo).
  12. Caso queira utilizar a ideia de proporção, use as conjunções que indicam intensidade: Exemplos: ‘à medida que’, ‘à proporção que’, ‘quanto mais’, ‘quanto menos’.
  13. Já para determinar uma ideia temporal, os conectivos a serem usados são: ‘quando’, ‘logo que’, ‘assim que’, ‘toda vez que’, ‘enquanto’.Agora, mãos à obra e treine bastante até o seu grande dia!

Por: Cláudia Jones, redatora do portal Qconcursos.comRedação Perfeita

Esta é a hora de intensificar o treinamento para que a sua Redação do Enem seja Nota Mil.

Redação Perfeita disponibiliza as ferramentas necessárias além de grandes mestres que vão ajudar você a transformar-se em um aluno experiente em Redação.

Quer tirar nota máxima na redação? Comece agora!

 

Postado por claudiajones às 16:49 | Nenhum comentário | Comentar

Compartilhe:

Nenhum comentário

Adicionar um comentário:

Publicidade
Assine o RSS