Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Château Cap Saint Martin, Côtes de Blaye, quase um Médoc por R$ 135

A Denominação de Origem Blaye Côtes de Bordeaux fica na margem direita do rio Gironde bem em frente do vinhedo de Listrac-Médoc e de Saint Julien, ambos no Médoc. Basta atravessar o rio.  Portanto, o clima não é diferente e tem no estuário um fator determinante na atenuação do clima no inverno. O solo é que trará diferenças, mas terão o calcário como ponto de maior semelhança. De um lado o calcário de Saint Estéphe, do Eoceno Superior, que está presente perto de Beychevelle. Já em Blaye, de solo muito complexo, terá na localidade do Château Cap Saint Martin, o calcário de Blaye do Eoceno Médio, também de origem marinha. Ambos propícios a vinhos de grande fineza. O corte das duas zonas diferem. A uva Cabernet Sauvignion domina em Saint Julien, e a Merlot em Blaye. No passado a Cot ou Malbec era também plantada em Blaye, e alguns produtores estão replantando. Blaye oferece bons vinhos com preços bem mais em conta.

 

Château Cap Saint Martin, 2012, tinto, AOP Blaye Côtes de Bordeaux

cap saint martin

Os produtores são Béatrice e Pierre Ardoin que cuidam desta propriedade familiar de 22 hectares. As uvas Merlot (95%) e Cabernet Sauvignion (5%) são plantadas em elevada densidade com 5500 mil pés por hectare. O rendimento é de apenas 50 hl/ha, a colheita tem uma triagem metódica com desengaço, descarte de grãos verdes e de resíduos vegetais, como nos grandes vinhos do Médoc. O vinho é envelhecido 18 meses sendo de 6 a 9 em barris de carvalho de 2 e 3 vinhos. A maceração é longa de 3 a 4 semanas.

O resultado é um vinho de muito boa qualidade como atesta o guia Bettane e Desseauve que pontuou 15/20 ou 7,5 nas universidades brasileiras. Não custa lembrar que a pontuação francesa é mais rigorosa, como nas boas escolas. Assim, considere esta nota como um 88 pontos. “Muito charme para este vinho de nariz intenso de frutas pretas, resinoso, alcaçuz e violeta, na boca é saboroso e ligeiramente amadeirado, profundo com taninos elegantes e um perfeito equilíbrio”, assegura B&D em seu guia.

Onde encontrar: Vinos e Vinos – R$135,00. Se telefonar sempre tem um desconto. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>