Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Fondue no Carnaval com vinho rosé ou branco

 

Quando se fala em fondue imediatamente vem na mente a imagem do tradicicional fondue de queijo da Suiça. Esta é a associação automática que faço. Mas para o calor que rola no Brasil nesta época do ano, e no Rio em particular, outros fondues se impõe. O fondue chinês cai bem com esse calorão.

Carnes brancas e camarões mergulhados num caldo bem aromático com vários legumezinhos vão pedir vinho. Para os da “seita” vegetariana ou vegetaliana, basta trocar a carne pelo tofu, se puder legumes orgânicos. Como harmonizar? A escolha pode ser um rosé ou um branco. Mas o fondue vai pedir uma certa estrutura para este vinho, portanto não pode ser um vinho para beber na beira da piscina ou em coquetéis. Os sabores complexos do prato exigem um certo corpinho e boa acidez para refrescar a boca.

Muitas opções podem se apresentar desde um Rieisling da Alsácia, um rosé ou branco da Provence, ou até um Bordeaux branco de Entre Deux Mers. Seriam harmonizações clássicas. Côtes de Provence Blason de Saint Louis que está no Vinho Site por R$ 83,02 faz o papel com louvor.

Uma opção mais audaciosa seria um branco de mais corpo como o Lirac branco do muito bom Domaine Lafond Roc Épine, 2014, com 88 pontos na WS e por R$ 108 na loja virtual da importadora Tahaa Vinhos. Seu corte de Roussanne, Grenache branca e Viognier vai ser show. Esse tem a vantagem de ser orgânico, o que atende aos quesitos vegetarianos e vegetalianos.

Se o orçamento ficar apertado Rosé syrah da Aimery à venda no Zona Sul do Rio que vai te atender direitinho, pois a syrah tem um bom corpo. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>