Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Meu programa: degustar os Primeurs de Bordeaux, os malbecs de Cahors e os brancos de Limoux

Esta promete ser uma semana animada para o mundo do vinho na França. Na segunda começa a degustação dos famosos Bordeaux Primeurs, aquele que só será engarrafado em dois anos. Destaque para os vinhos da Union des Grands Crus de Bordeaux, UGCB, que reúne a elite dos vinhos bordaleses. Cheval Blanc, d’Yquem, Mouton Rothschild, Branaire-Ducru, Talbot, Angélus, Pape Clément,… a lista é grande. Em paralelo os Crus Bourgeois também fazem sua degustação e pegam carona no interesse que os compradores, consultores e sommeliers têm nos mais badalados.

No sábado em Limoux, no Sul da França, será a vez da 28ª edição de Toques et Clochers, o segundo maior leilão de vinhos caritativos da França, o primeiro posto é dos Hospices de Beaune, na Borgonha. Este ano a festa leilão será no vilarejo de Cépie, sempre na denominação de origem Limoux, que terá o campanário de sua igreja medieval restaurado graças ao leilão. O evento este ano será co-presidido pelo chef triplamente estrelado Patrick Bertron, do relais Bernard Loiseau e pelo melhor sommelier da França Lyonel Leconte.

Na segunda pela manhã pego o carro em direção à Bordeaux.  Vou visitar a Cité du Vin, o museu em homenagem ao vinho às margens do rio Garonne. Espaço de descoberta, aprendizado, exposição, gastronomia e degustação em torno de belas garrafas. Terça, quarta e quinta degustação nos melhores châteaux da UGCB. Antes de chegar em Limoux uma parada em Cahors, afinal os malbecs franceses tem chegado com força no Brasil. Sexta à noite já estarei em Limoux ávido para degustar quase uma centena de grandes brancos de uva chardonnay elaborados pela Cave de Sieur d’Arques.

Não vai faltar tema para post esta semana. Santé.

 

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>