Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

O vinho da Cité de Carcassonne

Se tem um local que gosto de visitar é Carcassonne. A famosa cidade medieval é a maior atração turística do departamento do Aude, Occitânia. Fica a apenas 30 quilômetros de casa, portanto visita obrigatória quando recebo amigos, parentes e clientes. Classificada como patrimônio da humanidade pela UNESCO a fortaleza tem dentro das suas muralhas hotéis, restaurantes, lojas, bares, residências, museu, catedral e o castelo propriamente dito. Do lado externo pode-se ver o vinhedo que dá nome a uma zona de produção regional: Vin du Pays de La Cité de Carcassonne.

Vista da Cité de Carcassonne. (crédito Office de Tourisme)

Esse vinho é um IGP (Indicação Geográfica Protegida) que abrange 18 vilarejos e se estende por 20 quilômetros. Muito do agrado dos turistas por ter quase sempre no rótulo as muralhas, que são o cartão postal da cidade. Mas o vinhedo é de qualidade e oferece um ótimo vinho para o dia a dia. São vinhos que podem ser varietais ou de corte, brancos, tintos e rosados. As uvas Cabernet, Malbec, Syrah, Merlot, Carignan, Grenache e mesmo Pinot Noir são cultivadas para fazer os tintos. Possuem o estilo típico dos vinhos do Mediterrâneo, isto é, são amplos, generosos e de bom corpo. O sol do longo verão garante uma maturidade completa que se traduz por muita fruta nos aromas e o fato da cidade estar um pouco afastada da costa, faz ela ter uma certa influência continental o que traz um bom frescor. É um companheiro ideal para carnes e tapas. Dominam no vinhedo a Syrah e a Grenache. Os AOCs que dividem o entorno são o Minervois, Corbières e Malepère. Alguns dos bons produtores da região são Domaine de Sautès, Maison Lorgeril e Domaine Lalande. As cooperativas da região, como a de Cantalric, também produzem o IGP Carcassonne.

Rótulo do vinho produzido pelo Conde de Lorgeril, conhecido por seus bons vinhos do Languedoc.

Rótulo da cooperativa de Cantalric também usa as muralhas.

Atenção não confunda com o vinho homônimo, Carcassonne, marca argentina que é um popular vinho de mesa de primeiro preço. Santé.

 

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>