Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

O Big “Ban des Vendanges”, começa a colheita

Estou tomando meu café e escrevendo esta coluna em um pequeno hotel em Darmazan cidadezinha vizinha de Buzet sur Baïse, que empresta seu nome à Denominação de Origem Buzet no Sudoeste francês. Faz parte da região administrativa da Nouvelle Aquitaine, cuja capital é Bordeaux e situada a apenas 100km. É a denominação do Sudoeste mais próxima de Bordeaux. Por decisão dos produtores eles preferem ficar no Sudoeste, mas nada os impediria de se filiar à interprofissão de Bordeaux. Culturalmente estamos numa região Occitana, como no Languedoc.

Vinhedo de Buzet conduzido em gobelet e sustentado por fios de arame.

Vim para o lançamento do Ban des Vendanges, isto é, a grande abertura oficial da colheita da safra em Buzet. Como este ano a colheita está quinze dias adiantada na maior parte da França, inclusive aqui, o “Big” Ban é uma formalidade, pois a colheita das brancas já terminou. Diferentemente de Bordeaux a geada quase não atacou o vinhedo por aqui. As perdas se limitam a 5% e não a 50% como Entre- Deux-Mers, principal região produtora dos pequenos Bordeaux genéricos, que fica a algumas dezenas de quilômetros de Buzet.

O evento foi organizado pela Cave de Buzet, a cooperativa que reúne 96% da produção de Buzet. O corte é tipicamente bordalês com presença das duas cabernets -franc e sauvignion- e merlot. A Cave é pioneira no desenvolvimento sustentável na França, todos os seus vinhos podem ser considerados Vegan. Alguns são orgânicos e produz ainda vinhos sem sulfitos. Continuo na próxima coluna. Santé

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>