Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Jardim de filtros o Big Bang da proteção ambiental

A adega de Buzet é conhecida pelo seu pioneirismo e por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ela tem um certificado que é superbacana o Bee Friendly (amigo das abelhas), pois não usam nenhum produto que faça mal às abelhas. Afinal, são elas que polinizam 82% das espécies vegetais europeias. E, talvez, o mais importante 0% de resíduo de pesticida nos vinhos o que é autenticado em laboratório por Vin & Santé (Vinho e Saúde). Para sacramentar todo este esforço Buzet, mais uma vez pioneira, inaugurou nesta sexta-feira, durante o Ban de Vendanges, abertura oficial da colheita, o seu Jardim de Filtros (foto). Um ecossistema de tratamento natural das águas usadas pela adega. Esta estação vem coroar todo o esforço de proteção ao meio ambiente e ao uso racional da água efetuado pelos produtores.

O Jardim de Filtros trata as águas usadas com plantas. Um projeto calcado no bio-mimetismo, um método muito mais barato do que os tratamentos clássicos, econômico no consumo de energia e sem adição de produtos químicos. O jardim com seu chafariz passa a ser aberto ao público e é mais uma atração para o visitante que aprende noções ecológicas ao passear pela vinícola. O tratamento se dá pela interação entre micro-organismos, plantas locais e o solo. Depois a água é devolvida para o lençol freático. Este ecossistema de tratamento é o maior da Europa com 5000 m e 9000 plantas de 30 espécies diferentes originárias da própria região produtora. Este processo custou duas vezes menos do que uma estação de tratamento tradicional e foi produzida pela Blueset.

O circuito de filtros horizontais e verticais garante o tratamentos das águas. 

Buzet são 1870 hectares de vinhedo, 188 vinhateiros, 95 assalariados para 12 milhões de garrafas vendidas. Sendo 65% de tintos (Cabernet Sauvignion, Cabernet Franc, Merlot e Malbec), rosés 32% e 2% de brancos (Sauvignion Blanc e Sémillon). Não é pequenina e faz um grande esforço pela proteção do meio ambiente. Bola dentro. Santé.

A água recuperada é aerada e oxigenada o que vai estimular os microrganismos a degradar as matérias orgânicas.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>