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Campeões mundiais selecionam os vinhos dos supermercados na França

Os supermercados franceses raramente têm nas suas gôndolas sommeliers para orientar os clientes na escolha dos seus vinhos. Afinal, os franceses se consideram todos especialistas. Isso acontece nas boas lojas do ramo, aqui chamadas de caviste. No entanto, durante a Foire aux Vins ( Feirão dos Vinhos) não apenas na gôndola haverá alguém para ajudar na escolha dos vinhos como contratam os melhores sommeliers para assinar a seleção dos vinhos em destaque.

O sueco Andreas Larson campeão mundial em 2007. (Divulgação)

O grupo Carrefour ataca de Paolo Basso o italiano campeão mundial em 2013 e consultor da Air France. Já no supermercado Lidl, a rede alemã é a campeão do hard discount, traz uma seleção assinada por Adam Lapierre um dos 356 Masters of Wine do mundo. Lidl segue sua linha de mudança de imagem e de perfil, cada vez mais qualitativo, o que tende a oferecer maior margem, e oferece uma escolha de tops e outros de custos benefício. Duas escolas distintas de sommeliers e MW. Na França acredito que esta opção por um sommleier campeão é mais valorizada. Já o pioneiro E. Leclerc, foi ele quem criou o conceito de Feirão de Vinhos, traz novamente o sempre simpático Andreas Larson, o campeão Mundial de sommellerie em 2007. A rede inovou e colocou ao seu lado o chef Gilles Goujon que propõe harmonizações e receitas. Além de sortear um jantar gastronômico no restaurante 3 estrelas do chef. Na minha opinião uma ótima ideia, afinal o restaurante é bem pertinho da minha cidade, no interior da denominação Corbières. Vou correndo me inscrever no sorteio. No Brasil as boas redes também usam especialistas de renome. Santé.

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