Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Termina a colheita em Champagne

Terminou na última semana a colheita na região de Champagne. Foi uma das colheitas mais precoces desde 1950, sendo superada apenas pelas de 2003, 2007 e 2011. As primeiras uvas foram colhidas ainda em agosto, no dia 26. A chamada Campanha 2017 foi marcada por uma primavera com importantes geadas que provocaram uma perda de 23% dos brotos sobre o total da Denominação. De maio a julho um forte calor que bateu recordes em diversos setores. Até final de julho o estado sanitário do vinhedo estava perfeito apesar de um pequeno déficit hídrico.

Em agosto as uvas já estavam maduras. Quando a colheita começa as chuvas provocam focos de podridão (botrytis) o que obriga os vinhateiros a fazer uma triagem rigorosa das uvas. O rendimento autorizado este ano é de 10300 kg/ha, que não será atingido em todas as zonas de produção. O que obrigará as grandes “Maisons” de Champagne a fazer uso dos seus estoques de reserva para completar o volume necessário. O volume de álcool é em geral superior a 10% vol., a acidez total é satisfatória e o equilíbrio do mosto muito promissor. A qualidade da safra somente poderá ser confirmada no momento da degustação dos vinhos “ clairs” (claros), isto é, antes da segunda fermentação.

O enólogo Guillaume Roffiaen de Nicolas Feuillate no momento de degustar vinhos “clairs”.

Em resumo a safra é menor e para saber se o vinho será bom ainda temos de aguardar. Fique tranquilo, não vai faltar Champagne para suas festas de final de ano. Santé.

 

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>