Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Descubra qual seu estilo de champagne ou espumante

Na edição de junho de En Magnum a revista trimestral de Bettane & Desseauve a redação preparou uma roda dos ventos para ajudar o leitor a melhor identificar sua preferência por champagnes. O quadro desvenda o mundo encantado das bolhas em dois grandes eixos. O primeiro é se apoia na estrutura e texturas. Lá você vai encontrar os efervescentes vinosos, potentes, amplos que possuem em geral uma presença maior da uva Pinot Noir. Do outro lado estão os vinhos mais cristalinos, delicados, minerais, isto é , mais brancos, com domínio da Chardonnay. O segundo eixo é o espaço dos sabores. De um lado frutas brancas, manteiga fresca, brioche. Do outro lado notas de torrefação, pão tostado, especiarias doces, frutas secas e café. Veja onde está seu estilo preferido ou aquele que vai combinar melhor com a ocasião que se apresenta. O quadro pode também te ajudar a fazer uma harmonização.

No alto textura frutado branco, frutas do bosque, manteiga fresca e brioche, à direita sabor cristalino, delicado, mineral (mais para branco), em baixo estrutura com notas de torrefação, pão tostado, especiarias doces, frutas secas e café, à esquerda vinoso, potente, amplo (mais para Pinot Noir).

Vários dos Champagnes citados são da safra de 2006, ainda no mercado. A safra 2008 chegou apenas este ano nas lojas. Foi um ano onde teve forte geada e o mês de julho teve um calor indiano. Agosto foi úmido e fresco. O que resultou numa grande heterogeneidade das uvas. Felizmente setembro foi um mês quente e sem chuvas. O risco de fazer um vinho safrado era grande. Mas os bons aceitaram o desafio. Möet e Chandon Grand Vintage 2006 um vinho amplo e tônico (não está na tabela), Taittinger Comtes de Champagne Blancs de Blancs 2006, Jaquart Alpha Brut 2006, Gosset Grand Millésime 2006 e Nicolas Feuillatte Blancs des Blancs 2006. Tive o prazer de degustar o 2006 da Nicolas Feuillatte e os aromas da tabela se confirmam e seu final é magnífico.

Descubra com a ajuda do quadro que tipo de Champagne você prefere. Potente, amplo, delicado, frutado ou vinoso? Santé.

 

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>