Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Cru Bourgeois – Nova hierarquia chama os grandes de volta

Homologação ministerial do caderno de encargos da classificação dos Crus Bourgeois do Médoc restabelece a antiga hierarquia em três níveis segundo o mérito: Cru Bourgeois, Cru Bourgeois Supérieur e Cru Bourgeois Excepctionnel. A mudança abre as portas para o retorno dos mais prestigiados châteaux do Médoc à Aliança dos Crus Bourgeois. Eram 9 os Crus Excepcionais: Chasse-Spleen, Poujeaux, Pez, Les Ormes de Pez, Potensac, Haut-Marbuzet, Phélan Ségur, Siran e Labegorce (ex-Labegorce Zédé).

As antigas safras de Potensac vinham com a menção Cru Bourgeois Exceptionnel.

Com a volta da classificação por mérito as etiquetas das safras de 2018 já terão as novas menções hierárquicas, tal qual era em 1932. A portaria foi publicada na última quinta-feira, 4 de janeiro, no Diário Oficial. O caderno de encargos prevê a degustação às cegas de várias safras, júri independente, empresa certificadora, respeito ao meio-ambiente, valorização de pontos positivos de cada château, diversos controles, respeito ao consumidor, traçabilidade e autenticação de cada garrafa.

A volta da hierarquização é muito importante, pois trará de volta os grandes e valorizará todos os bons vinhos das 7 denominações do Médoc: Médoc, Haut-Médoc, Listrac, Moulis, Margaux, Saint-Julien, Pauillac e Saint-Estèphe. Com certeza uma grande vitória do Sindicato dos Crus Bourgeois do Médoc que mostrou força, determinação e união. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>