Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Vinhos orgânicos triplicam de volume e Millésime Bio cresce

Millésime Bio comemorará seus 25 anos em Montpellier, sua cidade preferida, depois de realizar a feira de 2017 em Marselha devido a um conflito de datas e interesses com Vinisud. Apesar dos bons números de Marselha nada melhor do que voltar ao seu “estádio” predileto, o Parque de Exposições de Montpellier. Este ano serão utilizados 3 halls para receber 950 expositores de 16 países e 5000 compradores. O evento acontece de 29 a 31 de janeiro. Conexão Francesa estará presente.

Os países que lideram esta que é a maior feira de vinhos orgânicos do mundo são França, Espanha e Itália. Lá 40% da oferta de vinho orgânico do mundo estará presente. Uma forte presença de compradores de países do norte da Europa é esperada, mas também de todos os países desenvolvidos onde o mercado de orgânicos está em franco crescimento. Cem expositores ficaram na lista de espera. O Brasil começa a ver de longe esta onda se formar.

Na França o valor comercializado de vinhos “bio”, pronuncia-se biô, o jeito francês de falar biológico (orgânico) triplicou em 7 anos e já representa um faturamento de 1,2 bilhões de euros. Em 2016 as vendas na França cresceram 18% em relação ao ano anterior.  A Espanha tem 27% do seu vinhedo em condução orgânica, a Itália 23% e a França 21%.

Selecionado por Dionísio Chaves L’Origine é conduzido em modo orgânico por Eric Prisset.

Os bichos grilo estão ficando ricos? Nada disso. O mercado saiu há bastante tempo deste nicho. Médios e grandes produtores, no padrão europeu, produzem hoje diversos vinhos “bio”. Cave de Buzet no Sudoeste, Gérard Bertrand e Famille Fabre no Languedoc e tantos outros nomes conhecidos participam da Millésime Bio. Outros que ainda não frequentam a feira já possuem rótulos de parcelas conduzidas por este método onde o meio ambiente é privilegiado. A presença de grandes atores passou a permitir uma oferta de vinhos bio de preço mais competitivo, devido a uma escala de produção maior. Hoje estes vinhos são encontrados com facilidade em supermercados. No Rio de Janeiro a linha Reserva Especial do Zona Sul traz um vinho francês orgânico Coteaux du Languedoc, o Origine 2014 da Villa Symposia produzido por Eric Prisset e vendido por R$199,80. Um vinho de alta qualidade. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>