Publicidade

Jornal do Brasil

Blog do Reinaldo - JBlog - Jornal do Brasil

Négrette é a uva da vez no Brasil

A Négrette chegou de forma discreta e foi ocupando um espaço enorme sem dizer seu nome. Ela domina o badalado Rosé Piscine da Vinovalie no Sudoeste, sua região de origem. Como o nome diz ela produz vinhos de cor muito escura, tal qual na vizinha Cahors berço da uva Malbec. Ela se revela todo seu esplendor na versão vinho tinto. Muito aromática libera seus aromas de morango, alcaçuz, violeta e pequenas frutas pretas. Também pode ser chamada de Folle Noire, Chalosse Noire, Negrette de Gaillac ou ainda Pinot Saint Georges.

A Négrette tem cachos e uvas pequenas.

Dando um passeio pelas lojas de vinho na rede me deparei com o Astrolabe Négrette, AOP Fronton, da Evino. Produzido pela Cave de Fronton é um super premium. De certa feita o guia francês de vinhos Hachette o classificou como sendo um vinho muito bem sucedido e assim o descreveu:  “Astrolabe um puro Négrette muito sedutor. Cor púrpura profunda e brilhante, ele revela a cada volta na taça aromas de violeta, de frutas vermelhas aciduladas, pimenta e alcaçuz. Na boca é fresco e elegante, apresenta um corpo carnudo e estruturado graças aos taninos dominados, mostra uma ponta de vivacidade no final. Uma bela garrafa e seu apogeu deve ser daqui a um ou dois anos.

Produzido na Cave de Fronton este AOP Fronton é 100% Négrette.

Se em um vinho rosé a Négrette se mostra viva e aromática projete ela em um tinto onde a extração é bem maior e a concentração domina. Aproveite a oferta da Evino. Astrolabe com 60% de desconto está saindo por R$79,90. Vale cada centavo. Santé.

Compartilhe:
Comentar

Comentar:

?>